Lego vai produzir peças com folha da cana-de-açúcar
Empresa dinamarquesa quer substituir suas linhas por materiais sustentáveis até 2030
A Lego anunciou o lançamento de suas primeiras peças sustentáveis essa semana (01/03). Os pequenos tijolos serão feitos de plástico à base de plantas provenientes da cana-de-açúcar e estarão a venda até o final de 2018. A empresa afirma que as peças são totalmente idênticas aos produtos atuais, mais duráveis e delicadas, por sua composição. Atualmente, os materiais da Lego são feitos com plástico com base de óleo.
https://twitter.com/LEGO_Group/status/969158771057594368
Trabalhando a mensagem “sustentável”, as peças possuem referências botânicas, como folhas, arbustos e árvore. O vídeo possui um estilo leve e amigável, conectando o novo material com a ideia de um “futuro melhor”, além de anunciar o plano da empresa em aplicar a fórmula em suas principais linhas até 2030.
Para tornar isso possível, a Lego investiu em pesquisas para encontram alternativas que não agridam o meio ambiente. Em 2015, a companhia doou 1 bilhão de dólares dinamarqueses para a criação seu próprio Centro de Materiais Sustentáveis, recrutando mais de 100 funcionários para o trabalho.
“Esse é um grande passo para a Lego, em nosso caminho de atingir a ambição de 2030 sobre materiais sustentáveis.”, afirmou Jørgen Vig Knudstorp, CEO e Presidente do Grupo LEGO.
A empresa também ressaltou que essa é uma de várias novas medidas que foram tomadas nos últimos anos, como a redução do tamanho de embalagem e o investimento em um parque eólico. Para a empresa, a força de uma mensagem sustentável está ao lado de outros assuntos relevantes, como direitos humanos e os problemas climáticos.
Em 2015, o relatório do Word Watch Institute afirmou que 8% do consumo mundial de petróleo é utilizado na produção e processo do plástico. É difícil reclamar quando uma companhia consegue alinhar seu posicionamento estratégico com uma mudança que reduza números como esse.