★ Então a sua marca quer conteúdo gerado pelo consumidor?
Os benefícios e desafios de campanhas baseadas em UGC
Quando a sigla UGC – de User Generated Content – ganhou popularidade, lá em meados de 2005, muita gente viu como apenas mais uma buzzword da moda.
O conteúdo gerado pelo usuário era o novo El Dorado do marketing, pois criava um diálogo até então impossível entre marcas e consumidores. Tudo isso, claro, proporcionado pela transformação digital e popularização da internet.
Quase 15 anos depois, com inúmeros cases de sucesso, essa estratégia se provou vencedora e duradoura, presente em qualquer plano de comunicação que tenha como meta o engajamento das pessoas.
Segundo uma pesquisa da BazaarVoice, possíveis compradores que interagem com algum tipo de UGC têm uma tendência 97% maior de se tornarem clientes do que outros. Outro dado indica o gosto da geração millennial por conteúdo gerado por pessoas: 84% desses jovens afirmam que UGC de pessoas desconhecidas influenciam sua decisão de compra.
Os benefícios dessa estratégias são inúmeros, mas com eles também vem os desafios. Gerenciar e moderar o conteúdo criado pelas pessoas demanda um trabalho cuidadoso, capaz de valorizar a mensagem da marca.
Há 9 anos, a Fábula Conteúdo atua com moderação de conteúdo, filtrando textos, fotos, vídeos ou qualquer formato que precise ser aprovado ou desclassificado. É uma mão na roda para concursos culturais, por exemplo, ou para selecionar tweets que podem aparecer em programas de televisão ou transmissões ao vivo.
Além de moderar, a equipe treinada, analítica e multicultural da Fábula também pode selecionar as melhores participações e montar shortlist dos vencedores. Confira algumas das marcas já atendidas: fabulaconteudo.com.br/clientes-e-projetos-moderacao