As seis mulheres mais poderosas da tecnologia

As seis mulheres mais poderosas da tecnologia

No Brasil, mulheres representam apenas 20% dos profissionais de TI

por Soraia Alves
sheryl

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as mulheres representam apenas 20% dos profissionais de TI no Brasil.

O fato de a área de tecnologia ainda ser composta majoritariamente pelo gênero masculino é observado não apenas no Brasil, mas de forma global.

O estudo Diversity in Tech 2017 avaliou a participação feminina no quadro de funcionários em algumas das gigantes da tecnologia, como a Microsoft, onde somente 26% do quadro de funcionários são mulheres.

Facebook e Instagram possuem 35% da participação feminina em seus times. Já o Linkedin e o Google apresentam 42% e 31%, respectivamente.

Outro estudo, o Women in Tech 2018, também aponta um cenário pouco animador. Dos 14.616 desenvolvedores de software que responderam à pesquisa, pouco mais de 10% eram mulheres. A maioria ocupando cargos juniores, mesmo estando na faixa dos 25-34 anos.

Para animar um pouquinho, o mesmo relatório aponta que as jovens de hoje estão 33% mais predispostas a estudar ciência da computação do que as nascidas até metade dos anos 80, mostrando que a tecnologia está despertando maior interesse nas meninas, mesmo diante do pouco estímulo de brincadeiras que não se refiram à habilidade de cuidadora.

Para mostrar que mesmo com esses quadro quase nada inspirador, o Cuponation, plataforma de descontos online pertencente à alemã Global Savings Group, listou as seis mulheres icônicas na área de tecnologia citadas pela revista Forbes em 2017.

Sheryl Sandberg

A poderosa ocupa a primeira posição na lista “Mulheres Mais Poderosas na Tecnologia”, da Forbes. Com uma carreira promissora, Sheryl assumiu em 2008 o posto de COO do Facebook, sendo anteriormente a vice-presidente de vendas globais no Google. Ela ainda possui dois livros de sucesso que discutem a diferença entre gêneros e resiliência.

Susan Wojcicki

CEO do Youtube desde 2014, Susan possui um forte comprometimento com a diversidade: aumentou de 24% para 30% a contratação de mulheres. A americana negociou a compra do Youtube pelo Google em 2006 por US$ 1,65 bilhões. O valor estimado da plataforma hoje é de US$ 90 bilhões.

Ginny Rometty

Foi em 2012 que a IBM teve a sua primeira CEO mulher. Ginny é cientista da computação e tem grande destaque por ter tomado à frente nas soluções de análise e armazenamento em nuvem, o que compensou o declínio enfrentado pela empresa com as licenças das soluções tradicionais.

Meg Whitman

Margaret Cushing Whitman foi a primeira CEO mulher da HP, de 2011 até 2015. Carregava em sua alta bagagem duas grandes instituições americanas – Harvard e Princeton – além de gigantes como Walt Disney Company e DreamWorks. Agora é CEO da startup NewTV.

Angela Ahrendts

A americana é vice-presidente de vendas no varejo da empresa mais valiosa do mundo, a Apple. Deixou o argo de CEO na gigante de moda Burberry para encarar outros desafios na empresa de Steve Jobs, liderando times das lojas online e mais de 497 pontos de venda ao redor do mundo.

Safra Catz

A israelense é CEO de uma das gigante da tecnologia, a Oracle, desde 2014. Carrega o título de CEO mulher mais bem paga dos Estados Unidos. E sua influência também reflete no campo político, no qual já foi cogitada para atuar na administração do presidente do país.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link