Erroooou! As ações para o Dia Internacional da Mulher que não foram nada legais
A intenção é sempre boa, mas o resultado nem sempre
Se você acompanhou o B9 nesse dia 08 de março, com certeza percebeu que nossas pautas foram especialmente sobre as principais ações que envolveram esse Dia Internacional da Mulher.
Procuramos mostrar campanhas que realmente pensaram em promover empoderamento, reconhecimento, conscientização sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em caráter global e que homenagearam as mulheres fora do senso comum. E é muito bom ver a publicidade mostrando que entendeu que o dia 08/03 é um dia ainda mais forte para exaltar a luta feminina, e não para fingir que o mundo está igual para todos ou ainda exclusivamente exaltar charme, beleza e feminilidade.
Mas, como nada é unânime nessa vida, ainda em 2018 vemos marcas e empresas que erram tentando homenagear as mulheres.
Que fique claro que entendemos que “não é por mal”. Os erros são mais um reflexo de como a sociedade ainda tem dificuldade de enxergar a luta por igualdade, ou como certas coisas não deveriam ser consideradas diferenciais às mulheres, mas simplesmente comuns a todos.
[Este post pode ser constantemente atualizado conforme o surgimento de mais gafes].
Zaffari
O clássico: exaltar a mulher por ser delicada, boa esposa e praticamente o sol de tão iluminada. Bem moderno, se estivéssemos em 1920.
Saraiva
A Saraiva foi legal e resolveu dar desconto de 50% em livros e papelaria para suas clientes do país todo. Só que algumas categorias de livros não entraram na promoção.
Entendemos completamente que kits e boxes de livros, assim como produtos em pré-venda estão fora da promoção. É até comum isso. Mas fica aqui a dúvida de categorias como Direito, Engenharia e Tecnologia, Medicina, Informática e alguns outros temas não merecerem ser comprados com desconto pelas leitoras.
Zorba
A Zorba… Bom, a Zorba acha que pro Dia da Mulher, o homem tem que usar uma cueca especial pra elas…
A campanha ainda contou com um vídeo nas redes sociais da marca, que mostrava um desfile de modelos de cueca sendo aplaudidos por mulheres. Nem precisa explicar que o vídeo já foi tirado do ar, né?!
McDonald’s
O vídeo da campanha do McDonald’s mostrando uma de suas funcionárias sendo promovida já não foi lá a coisa mais legal de ver, afinal, uma mulher ser promovida porque trabalhou muito por isso mostra a força dessa mulher, e não como a empresa é legal por promovê-la. Mas ok, passou.
Aí, em muitas lojas da rede, vemos esse cartaz. Afinal, é bem lógico todos os homens folguem no Dia Internacional da Mulher!
Governo do Paraná
A Coordenação da Política da Mulher, do Governo do Estado do Paraná, errou ao tentar homenagear as mulheres colocando cílios nos semáforos da cidade.
CÍLIOS NOS SEMÁFOROS.
A ação é real, foi coordenada pela prefeitura e, em entrevista à BandNews, a Coordenadora de Política da Mulher, Ana Claudia Machado, disse que a ideia surgiu para “motivar as mulheres, pois quando elas veem este simbolismo no semáforo elas prestam atenção nelas também e em sua importância”.
A gente riu, mas foi de nervoso.
Semáforos ganham cílios em Curitiba para homenagear Dia Internacional da Mulher –
https://t.co/eqqFlFW7BA pic.twitter.com/6yxCjKPw5u— Curitiba (@curitibagazeta) March 8, 2018
Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirmou que seu envolvimento com a ação foi apenas por meio do Setran, que viabilizou para o Estado a intervenção urbana. Vale ressaltar que as ações publicadas nas redes sociais da prefeitura informaram sobre os direitos da mulheres e homenagearam as servidoras públicas.
A comunicação da prefeitura não foi envolvida nesta ação.