SXSW 2018: Londres com mais diversidade e inclusão
Prefeito da capital inglesa vem ao festival para discutir como o ofício da política pode evoluir com a tecnologia
Um dos momentos que mais me intrigaram no SXSW 2018 foi a oportunidade de estar a poucos metros do prefeito de Londres, Sadiq Khan, durante sua palestra “Convergence Keynote”.
Ele abriu de forma surpreendente lendo tweets de cunho pejorativo e racista que recebeu de alguns internautas. Ele fez isso somente para levar a uma discussão sobre a importância de inclusão e igualdade como pontos essenciais para atuar como o oposto da maior economia do mundo, que é a dos EUA. Tudo para deixar a capital da Inglaterra com uma diversidade mais extensa e justa, o que leva Khan a defender habitações mais acessíveis.
Vindo do partido trabalhista, Sadiq Khan foi o primeiro político britânico a se apresentar no festival. Ele criticou empresas de tecnologia e o governo por se considerarem acima da lei em termos de regulação. Concordou que leis precisam evoluir com a revolução digital, mas que uma vez estabelecidas elas precisam ser respeitadas por todas as empresas.
O prefeito ainda dividiu com a plateia a sua missão de tornar Londres a cidade mais inclusiva do mundo, onde investiria no desenvolvimento de jovens como preparação para futuros empregos e carreira, além de dar mais oportunidades para mulheres na indústria da tecnologia.
Ele terminou com uma crítica ao presidente norte-americano, que muda de opiniões como uma bandeira no vento e faz péssimo uso de sua própria imagem nas redes sociais, inclusive tweetando sobre tudo que entra em sua cabeça.