Google investe em Youtubers para ensinar crianças sobre fake news

Google investe em Youtubers para ensinar crianças sobre fake news

Canais com didáticas científicas é um dos caminhos escolhidos pelo Google para combater teorias da conspiração e notícias falsas

por Ana Roza
asapcienscie-google-b9

Em uma demonstração racional de mercado, o Google está cada vez mais comprometido em educar a web sobre conteúdos problemáticos e combater fake news. A empresa anunciou que deseja investir 10 milhões de dólares nos próximos dois anos em esforços para a alfabetização global, incluindo de forma mediática. Uma de suas ações será voltada para crianças, através de parcerias com canais educativos do Youtube. A ideia é utilizar o espaço para instruir e educar o público infantil sobre o que eles consomem em notícias e vídeos.

O programa ainda está na fase inicial, mas alguns canais americanos de ciência já foram citados, entre eles o asapSCIENCE (7 milhões de assinantes) e o Smarter Every Day (5,5 milhões de assinantes). Ainda sem confirmação, os dois expressaram interesse em participar da ação. O objetivo é básico: ensinar as crianças a discernir o que é fato e o que é ficção, entre tudo que consomem. A decisão é resultado de um momento difícil dentro da plataforma, que viu teorias de conspiração ganharem cada vez mais espaço em seus tópicos de tendências.

UM YOUTUBE DEMOCRÁTICO, MAS LIMPO

Quando uma plataforma, vista como meio informativo, abre espaço tanto para fatos quanto para teorias, é preciso colocar algumas regras. Com um algoritmo raso para discernir seu conteúdo, o Youtube tem aplicado algumas medidas para informar os usuários sobre o que eles estão consumindo. Em anúncio, a empresa avisou que materiais conectados com grupos estatais ou políticos ganhará uma tarja de identificação, além de vincular o vídeo com artigos da Wikipedia.

Susan Wojcicki, CEO do YouTube, afirma que a plataforma quer estar apta a fornecer informações corretas, mas que não é uma organização com foco em notícias. Ao tirar o corpo fora, Susan evidencia que os vídeos conspiratórios ainda vão existir em seu feed, mas que o trabalho de seus engenheiros é deixar claro sobre o que eles tratam. Como uma clareza democrática dos fatos.

Como o SXSW 2018 demonstrou, as empresas são cada vez mais cobradas por um posicionamento energético no combate de informações falsas. Depois das notícias envolvendo a Cambridge Analytica e o Facebook, se posicionar efetivamente é um meio de sobrevivência, até mesmo para a “saúde mental” da internet.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link