Usuários descobrem que Facebook também salva SMSs e ligações telefônicas
Descoberta foi feita no meio do turbilhão do caso do Cambridge Analytica, que está levando milhares de usuários a excluírem suas contas da rede social
Mensagens de texto, duração de chamadas realizadas e até mesmo o registro de telefonemas perdidos. Foram os dados que os usuários encontraram ao deletarem suas contas do Facebook, conforme denúncia feita por vários internautas no último fim-de-semana, pelo Twitter. A informação foi divulgada pelo The Guardian.
“O arquivo gerado a partir do meu Facebook deletado contém informação de cada chamada do celular e mensagens de texto que eu fiz durante cerca de um ano”, comentou um perfil que atende pelo nome de @mat_johnson.” É possível receber essas informações a partir do momento em que, ao solicitar a exclusão da conta, o usuário recebe do Facebook uma sugestão para apenas desativar o seu perfil. Caso haja a insistência para a exclusão permanente da conta, o usuário é questionado se quer receber uma cópia de todas as informações pessoais suas mantidas pela rede social. Foi o momento em que os adeptos do #deleteoFacebook (movimento que surgiu em resposta ao escândalo do Cambridge Analytica) descobriram o backup dos dados de seus celulares pessoais.
“Eu olhei os dados que eu solicitei ao Facebook e eles têm todos os números dos meus contatos. Eles registraram cada evento que eu fui, a lista dos meus amigos (e seus aniversários), e o registro de todas as mensagens de texto que eu enviei”, também constatou o perfil @EmmaKennedy.
Oh wow my deleted Facebook Zip file contains info on every single phone cellphone call and text I made for about a year- cool totally not creepy.
— Mat Johnson (@mat_johnson) March 23, 2018
I had a similar issue with mine on Android. Don't have FB installed but I do use Messenger and Instagram. Interestingly they only tracked when I rang my parents and girlfriend. Have never used Messenger in regards to my parents. Weird.
— Ben Wigham (@bmdwigham) March 24, 2018
I’ve just looked at the data files I requested from Facebook and they had every single phone number in my contacts. They had every single social event I went to, a list of all my friends (and their birthdays) and a list of every text I’ve sent.
— Emma Kennedy (@EmmaKennedy) March 25, 2018
Em resposta, o Facebook emitiu um comunicado oficial em que explicou por que os dados foram mantidos: “A parte mais importante dos aplicativos e serviços que te ajudam a fazer conexões é facilitar a busca por pessoas que queiram se conectar com você. Então, na primeira vez em que você faz o login pelo celular para um aplicativo de rede social ou de mensagem, é uma prática comumente feita que haja o upload do seus contatos pessoais”, afirmou o porta-voz da empresa. Ele ainda explicou que o armazenamento dos dados pelo Facebook é opcional, sendo uma escolha dada ao usuário uma vez que ele faz uma conta para a rede social. Os dados, ainda segundo a empresa, podem ser desvinculados da conta a qualquer momento graças à ferramenta “Download Your Information”.
No último domingo, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, comprou anúncios em vários jornais para pedir desculpas ao público pelo caso Cambridge Analytica. Estima-se que o Facebook já perdeu mais de US$ 37 bilhões com o escândalo.