Snapchat faz piada com o Facebook em brincadeira de 1°de abril
Filtro adicionado na rede social no último domingo permitia aos usuários criar sua própria publicação impulsionada por bots russos
Considerando a posição delicada que o Facebook se encontra depois da eclosão do escândalo do Cambridge Analytica e do anúncio da presença de milhares de bots russos na plataforma, era de se esperar que alguém fosse tirar sarro da empresa de Mark Zuckerberg neste primeiro de abril. Seguindo os passos de “Silicon Valley”, o Snapchat foi quem resolveu aceitar a tarefa de zuar a plataforma perante sua relação problemática com os russos – e a empresa que teve seu crescimento sabotado pelo Instagram nos últimos meses não teve um pingo piedade na hora de executar a brincadeira.
A piada comemorativa foi bem simples: a rede social adicionou no último domingo um filtro que recria o visual de um post de Facebook tradicional para a foto tirada pelo usuário, adicionando em seguida milhares de curtidas feitas por bots russos. Os nomes dos usuários são a melhor parte da ferramenta: além dos óbvios nomes escritos parcialmente com o alfabeto cirílico, as denominações dos usuários incluem piadas mais diretas como “Your mum” (“sua mãe”) e “a bot” (“um bot”), que respectivamente fazem referência direta à idade mais avançada da comunidade do Facebook e à infestação de bots na rede social. Confira abaixo o resultado da brincadeira:
Omg the Snapchat April Fool's filter pic.twitter.com/moiufUQufT
— Casey Newton (@CaseyNewton) April 1, 2018
Esta não é a primeira vez que o Snapchat usa do primeiro de abril para zoar o Facebook. No ano passado, a empresa criou um filtro para a sua plataforma que copiava exatamente a interface do Instagram, fazendo referência direta à então recente adição dos Stories na rede social subsidiária de Zuckerberg que emulava na cara dura os recursos de seu aplicativo.
Já em relação à questão russa, esta de fato é a primeira vez que a rede social aborda o tema. Embora a febre dos bots russos que ajudaram a manipular os rumos das eleições presidenciais estadunidenses tenha atingido grande parte das empresas do meio no ano passado, o Snapchat curiosamente foi uma das poucas plataformas digitais que conseguiu evitar a polêmica – o que não é lá uma grande comprovação da eficácia da segurança da empresa na parte de anúncios, dado a recente controvérsia envolvendo a cantora Rihanna.
Enquanto isso, o Facebook se prepara para encarar a corte americana. Depois da imprensa ter divulgado que a rede social permitiu o livre acesso aos dados de seus usuários ao Cambridge Analytica, o Congresso estadunidense convocou Zuckerberg para realizar um depoimento a três comitês próprios, incluindo aí uma audiência sobre privacidade de dados.