“High definition”: novo vinil promete reprodução de músicas com melhor qualidade
Modelos de vinil HD devem chegar ao mercado em 2019
Não é novidade que os vinis deixaram de ser item “de hipster colecionador” e seguem tendo bons números de vendas. Só nos Estados Unidos, em 2017, foram vendidos 9,35 milhões de unidades.
Assim, não é surpresa que algumas startups estejam de olho nesse mercado, caso da austríaca Rebeat Innovation, que acaba de receber um financiamento de US$ 4,8 milhões para desenvolver uma nova forma de fabricação de discos chamada “vinil de alta definição”.
A patente do projeto foi registrada em 2016, e detalhe que os registros no vinil terão tempos de reprodução mais longos, volume mais alto e maior fidelidade de áudio.
Para criar esse vinil HD, o processo de gravação do áudio não é muito diferente de como o vinil tradicional é feito, porém, utilizando ferramentas mais precisas para realizar essencialmente tarefas comparáveis, a startup acredita que criará uma melhor qualidade de vinil com menos perda de informações de áudio, além de eliminar algumas etapas durante o processo de fabricação.
A Rebeat Innovation diz que, o vinil HD pode entregar até 30% mais tempo de reprodução, um som até 30% mais altos, uma reprodução de áudio mais fiel e o fim do uso de produtos químicos tradicionalmente usados na fabricação do vinil tradicional.
A previsão é que os primeiros modelos do vinil “high definition” cheguem ao mercado em 2019.