Facebook inicia checagem de fake news na Índia
Programa piloto no país quer diminuir notícias falsas antes da eleição
Em sua sequência de ações para tentar amenizar os últimos acontecimentos nada favoráveis, o Facebook anunciou hoje uma com uma organização de verificação de fatos chamada Boom, com sede em Mumbai. A parceria pretende ajudar a rede social a combater a disseminação de notícias falsas no estado indiano de Karnataka, antes das eleições que serão realizadas no próximo mês.
A rede social anunciou o programa piloto na Índia com um post no blog da Boom, no qual explicou brevemente como o processo de checagem das notíciais no Facebook atualmente funciona.
Segundo o Facebook, quando as notícias são classificadas como falsas pelo verificador de fake news, elas são mostradas mais abaixo no Feed de Notícias para limitar sua distribuição. Isso ajuda a impedir que essas histórias se espalhem.
Além disso, páginas da plataforma e domínios que compartilham repetidamente fake news também terão sua distribuição reduzida, limitando a capacidade de monetizar e anunciar.
Apesar do teste, essa não é a primeira vez que o Facebook se associa a verificadores de notícias de terceiros, inclusive em outros países – Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Indonésia e Filipinas.
No entanto, o lançamento na Índia é significativo porque o Facebook, assim como outras redes sociais, tem sido acusado de não fazer o suficiente para impedir a influência de notícias falsas na Índia.