Estudo mostra que milhares de apps do Android coletam dados de crianças
Mais de mil apps coletaram informações usando softwares que proíbem o uso para coleta dados de crianças
Um estudo do Instituto Internacional de Ciência da Computação da Universidade de Berkeley, na Califórnia, avaliou cerca de 6 mil aplicativos voltados para o público infantil e disponíveis para dispositivos Android pela Google Play.
A intenção da análise era verificar se esses apps violam leis de privacidade infantis e o resultado não é nada positivo. Entre os analisados há app famosos como o Duolingo, o Where’s My Water, da Disney.
De acordo com os sete pesquisadores que participaram do estudo, diversos aplicativos podem violar regras de proteção de crianças na internet, principalmente coletando dados de crianças menores que 13 anos. Tudo sem permissão dos pais.
Todos os aplicativos analisados são de grande alcance, tendo mais de 750 mil downloads. Mais de mil apps coletaram informações usando softwares, mesmo que esses softwares apresentem termos de uso que proíbem o uso para a coleta dados de crianças.
Outro problema é que metade dos aplicativos falham em relação às medidas de segurança e transmissão de dados.
O estudo também mostra que os pais pouco podem fazer para evitar esse acesso aos dados de seus filhos, a não ser não baixar e utilizar esses apps.