Facebook publica diretrizes internas e explica o que pode ou não ser publicado na plataforma
Conteúdos apontados como impróprio poderão ser revisados pela plataforma
Em mais uma atualização de suas diretrizes internas, o Facebook resolveu explicar ao público o que pode ou não pode ser publicado em sua plataforma.
“Há anos temos Padrões da Comunidade que explicam o que deve permanecer ou ser removido da plataforma. Hoje, estamos dando um passo à frente ao publicar as diretrizes internas que usamos para cumprir esses padrões. E pela primeira vez, estamos dando a você o direito de apelar às nossas decisões sobre postagens individuais para que você possa pedir uma segunda opinião quando achar que cometemos um erro“, diz o comunicado.
Segundo a empresa, a decisão de publicar essas diretrizes internas vem por dois motivos: ajudar as pessoas a entenderem como eles se posicionam sobre questões delicadas, e oferecer detalhes sobre o processo.
O time de políticas de conteúdo é responsável pelo desenvolvimento dos Padrões da Comunidade, que procura deixar o Facebook como um lugar onde as pessoas possam expressar suas opiniões livremente, além de identificar violações de padrões a serem analisados. Esse padrões proíbem posts com nudez, atividade sexual, discurso de ódio ou violência explícita.
O Facebook usa uma combinação de inteligência artificial e denúncias das pessoas para identificar publicações, imagens ou outros conteúdos que possam violar seus Padrões da Comunidade. Essas denúncias são revisadas pela equipe de Operações da Comunidade, que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, em mais de 40 idiomas.
“Em alguns casos, cometemos erros porque nossas políticas não são suficientemente claras para nossos revisores de conteúdo. Quando esse é o caso, trabalhamos para preencher as lacunas. Eventualmente, no entanto, cometemos erros porque nossos processos envolvem pessoas e as pessoas são falíveis“, diz.
Assim, a partir de hoje a plataforma conta com um novo recurso para publicações que foram removidas:
- Se sua foto, vídeo ou publicação foi removida por violar os Padrões da Comunidade, você será notificado e terá a opção de solicitar uma revisão adicional;
- Isso levará a uma análise que leva geralmente 24 horas;
- Caso a publicação tenha sido excluída “sem merecer”, o Facebook enviará uma notificação ao usuário e o conteúdo (foto, vídeo ou publicação) será restaurado.
A plataforma tem trabalhado para ampliar ainda mais esse processo, dando suporte a mais tipos de violações, oferecendo às pessoas a oportunidade de fornecer mais contexto para que eles tomem a decisão certa, e disponibilizando as apelações não apenas para conteúdos removidos, mas também para o conteúdos que foram denunciados e mantidos na plataforma.
O Facebook acredita que a publicação dessas diretrizes internas hoje, assim como a ampliação do processo de apelação, criará um caminho claro para que a empresa possa melhorar com o tempo.