WhatsApp considera usar impressão digital para liberar acesso na versão web
Teste só permite uso da versão do app para desktop se usuário escanear seu dedo no aplicativo
O WhatsApp colocou no programa de testes do Google Play nesta quinta (17) uma nova atualização que experimenta permitir ao usuário que acesse a versão web do aplicativo com sua impressão digital. A informação vem do WABetaInfo, que confirma a opção de segurança como parte da versão 2.20200.10 beta da plataforma.
A ideia é justamente reforçar a proteção da conta na hora de fazer a transição de uso do celular para o computador, dado que atualmente o WhatsApp permite o acesso imediato à versão web a partir do momento que o usuário escaneia o código QR com o smartphone – o que é um problema se o PC for de uso coletivo. Com a impressão digital, este acesso passa a ser intermediado pelo ato do indivíduo acessar o aplicativo e escanear o dedo na seção abaixo.
O recurso ainda é listado como nos estágios iniciais de desenvolvimento pela companhia, mas não há no momento informações se ele vem para substituir o modelo atual do código QR ou acrescentar mais uma camada de verificação ao processo.
Vale lembrar que o WhatsApp vem elaborando um novo sistema que permitiria a diversos usuários usarem simultaneamente uma mesma conta em seus respectivos celulares, um plano que de fato exige maior cuidado na segurança dos perfis da rede social – afinal, a companhia estaria considerando aceitar que mais pessoas manipulem uma conta e, portanto, mais riscos para a criptografia da plataforma.