Uber não vai mais rastrear passageiros após corridas
Atualização que elimina prática controversa chega na próxima semana
O Uber continua promovendo mudanças em suas políticas e funcionalidades, a fim de eliminar as polêmicas nas quais acabou se envolvendo desde que surgiu, como abusos por parte de motoristas, o questionamento quanto aos salários de seus funcionários e o rastreamento dos passageiros mesmo após o fim das corridas.
Agora, a empresa anuncia que essa função deixará de funcionar no aplicativo. A partir da próxima semana, os usuários de iPhone já receberão uma atualização do app que desabilita esse rastreamento.
Para usuários de Android, a atualização chega logo em seguida.
Até agora, o app continuava rastreando os passos do usuário que havia pedido um Uber, por até 5 minutos depois de a corrida terminar e o passageiro descer do carro.
Segundo a empresa, a intenção era descobrir os melhores lugares de desembarque e, futuramente, fazer sugestões aos motoristas e passageiros. Mas muita gente não aprovou a prática, que abria brechas para problemas de segurança.
As críticas foram ouvidas pelo Uber, uma vez que não há opção para o usuário desabilitar essa função ou ainda não aceitá-la ao baixar o app. Assim, atendendo à reclamações, agora o rastreamento do usuário acontecerá apenas até o momento em que a corrida é encerrada pelo motorista.