Facebook finalmente testa botão de “descurtir”
Recurso é similar ao utilizado no Reddit
Se tem uma coisa que o Facebook sabe fazer é aproveitar o melhor dos recursos de seus concorrentes – seja comprando ou apenas imitando. Agora, o Reddit é que “empresta” uma de suas criações para a máquina de Zuckerberg. Descrito como uma opção de “downvote”, o botão foi criado para que usuários ajudem a empresa a identificar conteúdos inadequados.
Novos testes foram sinalizados por alguns perfis na Nova Zelândia e Austrália.
ok seriously facebook comments having an upvote/downvote system now is hurting my brain
— emily (@emilytrbll) April 29, 2018
Hmmmm. Not sure I like the Upvote and Downvote feature of Facebook. Time will tell I guess. pic.twitter.com/hxvjW7HaTX
— iambenslater (@iambenslater) April 29, 2018
Upvote and downvote comments on Facebook, when did this happen? pic.twitter.com/q9F7OcJ4R3
— Carter (@cwsbbb) April 29, 2018
Em reportagem para o Techcrunch em fevereiro, o Facebook admitiu estar testando novas opções para melhorar a interação de conteúdo entre os usuários. Segundo o comunicado, a ideia é que essa função ajude na verificação de postagens impróprias ou falsas, sem atrapalhar a usabilidade geral.
Antes do lançamento em maior escala, o botão foi testado por um grupo de usuários americanos. Quando clicado, o “descurtir” ocultava o comentário e oferecia ao usuário mais opções, como “ofensivo ou “fora do tópico”.
DESCURTIR OU NÃO DESCURTIR, EIS A QUESTÃO
Na época, foi dito que o botão não era exatamente de “descurtir”, mas sim uma forma de feedback sobre postagens em páginas públicas. Essa, na verdade, não é uma intenção da empresa, já que Zuckeberg explicou não achar justo que a rede social se torne um fórum de opiniões.
Com seu uso mais próximo dos usuários reais, porém, é difícil acreditar que essa ideia será preservada. Apesar de esperar que os usuários utilizem o recurso apenas para sinalizar “comentários ruins”, é complicado acreditar que seu design ou entendimento não seja visto como uma forma básica de “gostei ou não gostei”. Isso pode acontecer por vários motivos, desde seu layout sugestivo ou desde funcionalidades parecidas em outras redes, como Reddit.
Depois de uma série de escândalos que colocaram Mark em frente à corte americana, o Facebook se esforça para manter seu valor entre a dinâmica social atual. Depois de iniciar uma checagem maior de fake news e prometer voltar às suas origens em nova campanha, agora entrega mais poder para os usuários. Nada que possa dar errado – de novo.