Uber revela o tipo de táxi aéreo que quer em sua frota (e está procurando alguém para construí-los)
Modelo de Referência Comum divulgado pelo serviço é próximo de um catamarã, comporta até quatro passageiros e funciona à base de eletricidade
O Uber sem dúvida está interessado no futuro dos transportes aéreos. Conforme algumas fabricantes procuram demonstrar que é possível construir helicópteros e aviões capazes de atendar de forma barata e prática as necessidades diárias das grandes cidades, a empresa de transporte vai deixando cada vez mais claro sua vontade em possuir uma frota de táxis aéreos que atenda esta demanda e, óbvio, crie uma nova fonte de lucros ao seu serviço.
Assim, poucos meses depois de ter fechado uma parceria com a NASA para viabilizar o projeto, o aplicativo agora revelou o Modelo de Referência Comum de táxi aéreo que deseja possuir num futuro próximo, um conceito feito para inspirar as construtoras dispostas a negociar a fabricação destes veículos com a empresa. Criado por Mark Moore, diretor do departamento de engenharia de aviação da marca, o modelo seria um pequeno avião – no estilo de um catamarã – de funcionamento todo elétrico, dotado de um corpo cilíndrico com grandes janelas e uma única porta. Com dois pares de hélices nas asas e um no centro, o veículo seria capaz de comportar até quatro pessoas mais o piloto, todos enfileirados numa única coluna, podendo atingir uma velocidade de até 320 quilômetros por hora a pouco mais de 600 metros do chão. O vídeo abaixo mostra mais detalhes do modelo:
https://www.youtube.com/watch?v=4ooGqCFIWc8
O plano da Uber até o momento é ter uma iniciativa comercial do tipo até o início de 2020, onde promoveria voos demonstrativos em Dallas, no Texas, sob o nome de UberAir. O único empecilho, porém, seria achar alguém que estivesse disposto a construir estas frotas de aviões, mas o serviço já estaria atrás disso: de acordo com a Wired, a empresa irá sediar um evento em Los Angeles esta semana exatamente para resolver esta questão, reunindo cerca de 700 pessoas para discutir possíveis caminhos possíveis para a materialização deste sonho. O perfil dos convidados chamados para o intitulado Uber Elevate varia entre representantes da indústria, membros do meio acadêmico e figuras do governo.
O Uber também já estaria em fase de trabalho com fabricantes como a Bell (famosa construtora de helicópteros), a Embraer e a Aurora Flight Sciences para viabilizar a existência e a produção de um motor elétrico para estes táxis. Sobre isso, a palavra de ordem é confiança, como bem declara Moore à Wired: “Nossos parceiros são muito capazes de fazer o design, a certificação e a construção de aviões convencionais, então o que nós estamos fazendo aqui no momento é focar no que realmente é diferente”.