Facebook suspende 200 apps suspeitos, mas muitos outros ainda serão analisados
Grande auditoria prometida por Mark Zuckerberg ainda não foi encerrada
Alguns apps começaram a semana sendo suspensos pelo Facebook. Até agora, 200 aplicativos que funcionavam integrados à plataforma foram suspensos, mas outros podem entrar na lista.
A empresa diz que analisou “milhares” de aplicativos em sua plataforma após o caso da Cambridge Analytica, no que chamou de uma “investigação completa” sobre se seus desenvolvedores usaram ou não dados do Facebook.
A ação faz parte de uma grande auditoria ainda em andamento de aplicativos de terceiros executados na plataforma, por isso mesmo, outros apps ainda podem ser banidos.
A auditoria foi anunciada por Mark Zuckerberg em março, escrevendo que a empresa iria “investigar todos os aplicativos que tinham acesso a grandes quantidades de informação antes de mudar nossa plataforma para reduzir drasticamente o acesso a dados em 2014, e realizaremos uma auditoria completa de qualquer aplicativo com atividade suspeita “.
Aplicativos que não concordariam com uma auditoria também seriam proibidos, disse ele. Porém, não está claro se a empresa publicará uma lista pública de todos os aplicativos que suspende ou considera ter usado dados incorretos, ou se apenas notificará os indivíduos afetados.
O principal aspecto analisado pelo Facebook é o uso indevido de dados de usuários da plataforma, seja diretamente (o usuário utilizou o app) ou indiretamente (o usuário faz parte da rede de amigos de alguém que usou o app e ainda assim teve seus dados roubados).
Não há informações de quando a auditoria será encerrada.