Google divide o YouTube Red e lança Youtube Music e Youtube Premium
Usando a Inteligência Artificial do Google, YouTube Music chega para concorrer diretamente com o Spotify
O Google lançou dois novos serviços integrados ao YouTube: o YouTube Music e o YouTube Premium. Basicamente, os dois foram desmembrados do serviço premium YouTube Red
O Youtube Music surge como um concorrente direto do Spotify tendo a versão em aplicativo móvel e player no desktop. Ele pode ser usado gratuitamente e possui anúncios que podem surgir entre uma música e outra. Há também a opção de uma versão paga do serviço pelo valor de US$ 9,99 por mês.
Segundo o Google, a vantagem do YouTube Music em relação aos seus concorrentes é que ele combina todas as versões oficiais das músicas, além de playlists relacionadas, remixes, capas, versões ao vivo, etc, etc.
A Inteligência Artificial utilizada pelo Google também está integrado ao Youtube Music, com a promessa de que o aplicativo descobrirá músicas por letras ou apenas uma descrição geral como “aquela música com assobios”. Uma espécie de Shazam evoluído.
Já o Youtube Premium é uma ferramenta de conteúdo original de vídeos, que custa US$ 11,99 por mês. Basicamente ele traz todo o conteúdo do Youtube Music, além de acesso à biblioteca de vídeos do YouTube Originals.
O Google promete expandir a seleção de séries e filmes originais da plataforma, incluindo comédias, dramas, séries de reality shows e programas do Reino Unido, Alemanha, França, México e outros países.
O Youtube Premium não mostra anúncios aos usuários, tem a opção de reproduzir vídeos em segundo plano e também de baixá-los para reprodução offline.
Quem já assina o YouTube Red continuará pagando o mesmo valor no Premium.
O YouTube Music poderá ser usado a partir da próxima terça-feira, 22 de maio, para os mercados onde o YouTube Red já existia + a Coreia do Sul. Nos outros países o YouTube Music o serviço chega “nas próximas semanas“, segundo o Google.