Londres lança sistema de pagamento virtual para ajudar artistas de rua
Prefeitura da cidade quer incentivar quem só usa cartões a dora valores aos artistas que se apresentam na cidade
Enquanto cada vez mais pessoas optam por utilizar cartões e pagamentos virtuais, e não andar com dinheiro físico, alguns profissionais acabam sofrendo as consequências dessa mudança, como os artistas de rua. A lógica é simples: quanto menos pessoas andando com dinheiro na carteira, menos doações os artistas recebem em suas caixinhas.
Pensando em ajudar esses artistas, a prefeitura da cidade de Londres lançou no último fim de semana, um projeto que permite a doação virtual de quantias em dinheiro.
O projeto foi criado em parceria com a Busk In London e a empresa de pagamentos sueca iZettle, que selecionaram alguns artistas para testarem o pagamento, que tem a previsão de ser implantado nos 32 bairros de Londres.
Os artistas selecionados receberam um leitor de cartões. Quem quiser doar uma quantia ao artista precisa estar conectado a um smartphone ou tablet e aceitar uma das opções de valores fixos apresentados, e que são previamente definidos por cada artista. Então, basta passar o telefone, cartão ou smartwatch para fazer a doação.
Ainda não há detalhes sobre quantos leitores serão fornecidos aos artistas de rua de Londres ou se cada um terá que pagar para ter o seu próprio leitor.