MI6 quer fugir da reputação “jamesbondniana” em 1° comercial para televisão
Agência de inteligência britânica afirma ao público que é “secretamente igual a você” em inédita campanha de recrutamento
Pode não parecer, mas o MI6, a famosa agência britânica de inteligência, encara por décadas um problema de reputação graças aos filmes da franquia “007”. Ainda que as diferentes encarnações de James Bond existam para enaltecer e divulgar o trabalho da entidade, foi graças às diferentes aventuras do agente que o serviço secreto do Reino Unido ganhou uma reputação indesejada e criada em cima de grandes fabulações como a de que todos os agentes importantes tem licença para matar. E com Bond de novo dando sinais de que não vai parar de trabalhar tão cedo nas telonas, a inteligência britânica resolveu agir.
É em parte sob o pretexto de desvincular a sua “marca” dos filmes que a agência lançou recentemente o seu primeiro comercial para a televisão. Criado para divulgar o período de recrutamento da instituição, a peça de trinta segundos no fundo tenta mostrar que o MI6 quer práticas mais “suaves” de seus novos agentes, contrastando a imagem de tubarões assustadores com a figura de uma mãe e seu filho que os veem dentro de um aquário. O mote da campanha, inclusive, busca a humanização: “MI6, secretamente igual a você” diz o narrador ao final do vídeo. Confira acima.
Ainda que a agência queira mudar sua imagem perante o público, não dá pra dizer que a entidade não se beneficiou da existência da franquia Bond. O site oficial do MI6 aponta, por exemplo, que graças aos filmes da série a sede do serviço secreto britânico se tornou “mais fácil de se identificar” aos olhos do público em meio ao caos diário de Londres. O único problema que permanece é a reputação da instituição como casa de grandes heróis, quando na verdade tudo que a agência precisa são pessoas comuns para lidar com os problemas cotidianos.