EA desdenha de reações machistas a protagonista mulher em novo Battlefield

EA desdenha de reações machistas a protagonista mulher em novo Battlefield

Diretor criativo diz que fãs podem apenas aceitar ou não jogar

por Matheus Fiore
battlefielv-machismo-b9

Após anunciar “Battlefield V”, novo game de uma das principais franquias de tiro em primeira pessoa, a EA foi muito criticada por parte da comunidade gamer na internet, o que levou uma ala machista do meio nerd a criar a hashtag #NotMyBattlefield. O motivo? A protagonista do vindouro jogo ambientado na segunda guerra mundial é uma mulher.

A reação machista de parte dos jogadores não parece ter surtido efeito. Em uma entrevista para a Gamasutra, o diretor de criação da Eletronic Arts, Patrick Söderlund, disse não ter interesse em ouvir as críticas por incluir diversidade no ambiente gamer. “Nós estamos com a causa. Penso que as pessoas não entenderam bem que só há duas escolhas: ou você aceita ou não compra o jogo”, disse, antes de complementar com “estou tranquilo com qualquer uma das opções”.

Mesmo que não precise, escolha criativa tem respaldo histórico

Parte dos que critícam o protagonismo feminino alegam ter apego à fidelidade histórica, acreditando que a segunda guerra foi combatida apenas por homens. Esse argumento, porém, mostra-se frágil se lembrarmos que as mulheres tiveram participação ativa no conflito. A própria protagonista de “Battlefield V” é uma homenagem a combatentes como Lyudmila Pavlichenko, franco-atiradora soviética responsável pelo abate de mais de 300 soldados nazistas durante a guerra.

Diversidade em foco

Apesar de sempre trazer reações negativas de parte da comunidade gamer, a indústria vem se mostrando cada vez mais engajada em tornar-se inclusiva e diversificada. É um processo lento, porém. De acordo com a Women In Games International, apenas 18% dos desenvolvedores de jogos são mulheres. Por outro lado, o público feminino vem crescendo, e já é maioria entre os consumidores, com 52%, segundo pesquisa da Brasil Game 2016.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link