Live Nation usa sensores para monitorar reação de público em show
"Se você quer se sentir vivo, vá ver um show ao vivo", é o que diz o estudo
A Live Nation proporcionou uma experiência em show um pouco diferente. A empresa, em parceria com a Cisco, a TBD Labs e uma equipe de neurocientistas, fechou um show da cantora St. Vincent e forneceu sensores portáteis da EEG para monitorar os fãs durante a apresentação.
A pesquisa monitorou a biométrica dos espectadores durante o show e o resultado, apresentado durante o Cannes Lions desta semana, revelou que conferir uma apresentação ao vivo traz três vezes mais intensidade emocional ao indivíduo que outras experiências, como ouvir um álbum em casa.
Para fazer o experimento, cada pessoa usou um sensor que mediu a atividade das ondas cerebrais, além de sensores na pele que mediram efeitos produzidos pelo corpo, como o suor.
Poucos minutos depois do início do show, os participantes experimentaram, em média, um aumento de 53% na intensidade emocional medida pelo suor. Mais de 90% dos entrevistados experimentaram um aumento na atenção e engajamento, e um aumento de cinco vezes no bom-humor.
Ao todo, 90% dos participantes tiveram uma mudança favorável na atividade cerebral, mostrando especificamente um aumento no poder que mede o envolvimento e a atenção.
A Live Nation resume a experiência em uma frase bem interessante: “Se você quer se sentir vivo, vá ver um show ao vivo.”