Apresentado por
Cannes Lions 2018: Recriação do discurso que JFK daria no dia de seu assassinato leva o GP de Creative Data
“JFK Unsilenced” quase não foi eleito por dúvida do júri sobre identidade da peça como projeto comercial ou editorial
Uma recriação do discurso que seria dado pelo ex-presidente estadunidense John F. Kennedy no dia de seu assassinato foi escolhido como grande vencedor do Grand Prix de Creative Data no Cannes Lions 2018. Criado pela agência irlandesa Rothco para o o jornal inglês The Times, “JFK Unsilenced” usou de uma inteligência artificial para reproduzir as palavras que JFK enunciaria no Dallas Trade Mart antes que ele fosse executado no trajeto do aeroporto até o local.
A peça, à qual você pode assistir uma breve prévia acima, foi resultado de uma parceria da agência e do jornal com a CereProc, uma empresa britânica de tecnologia sonora que analisou mais de 800 discursos gravados do ex-presidente para construir um banco de dados de som de sua voz. O resultado, uma gravação de 22 minutos, pode ser escutado na íntegra no site do The Times (mas infelizmente só para assinantes).
De acordo com o presidente do júri de Creative Data da Cannes Lions 2018 Bas Korsten (que é também parceiro criativo da JWT Amsterdam), a complexidade e o impacto da obra foram elementos essenciais que determinaram a escolha do “JFK Unsilenced” como campeão. Segundo ele, houve um debate na comissão sobre se o projeto era comercial ou editorial, pois sendo o segundo ele não poderia ser escolhido para o GP, mas a indecisão foi resolvida ao ser decidido que a peça era parte da campanha “Find Your Voice” do jornal.