Mitsubishi | Dirty Car Art

Mitsubishi | Dirty Car Art

por Carlos Merigo
Mitsubishi | Dirty Car Art

Nos últimos dias, publiquei aqui duas campanhas inspiradas por outros trabalhos artísticos: o filme “In A Man’s Life” do Discovery Channel, derivada de um curta-metragem, e o a campanha “Dreams Of Flying” da Gol Linhas Aéreas, que surgiu a partir de uma série de fotos do fotógrafo Jan Von Holleben.

Ambos os posts incitaram discussões sobre o aproveitamento de idéias alheias, da transformação de arte em propaganda. A verdade é que a publicidade se apropria da cultura pop o tempo todo, sendo uma maneira ideal de estabelecer uma relação muito próxima com o consumidor.

A referência, a citação, a relação da idéia com algo que a pessoa já conhece, e talvez admire, abre a porta necessária para uma conversa entre marca e consumidor. Grande parte dessas referencias são livres, quando a propaganda cita um filme, uma pintura famosa, um livro, uma música de sucesso ou o que quer que seja, está apenas ligando os pontos.

A diferença entre isso e as campanhas do Discovery Channel e Gol Linhas Aéreas, é que elas se apropriam de uma arte única, uma grande idéia diferente de um artista, e devem a ele todos os créditos. Assim foi feito: o criador do curta e o fotógrafo foram chamados para colaborar e tiveram os devidos direitos autorais pagos.

Outro artista que teve seu trabalho apropriado pela propaganda foi Scott Wade, mais conhecido como “o cara da arte em sujeira”. No ano passado, suas “pinturas” em vidros traseiros de carros rodou a internet e ganhou fama. São desenhos feitos no pó com um detalhamento tão incrível, que muita gente acreditou ser Photoshop.

Agora a agência Partners, de Portugal, chamou Scott para colaborar em uma campanha para a Mitsubishi. Particularmente, acho que os anúncios carecem de conceito, mas é louvável que a agência tenha sido honesta e convidado o próprio artista para realizar a campanha.

Alguns dirão que a agência não fez mais que a obrigação, mas imaginem as inúmeras vezes em que a frase: “Olha que legal isso que vimos na internet. Vamos roubar para um anúncio.”, já não foi dita por aí.

Clique para ampliar:

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link