Google StreetView vai usar carros para mapear poluição de Londres
Equipados com sensores, automóveis irão medir qualidade do ar e exibir dados no aplicativo
Londres está juntando forças para combater a poluição de suas ruas. Durante o próximo mês, dois carros do Google StreetView rodarão a cidade equipados com sensores que medem a qualidade do ar. O mapeamento será feito a cada 30 metros, e ajudará a medir a taxa de poluição da capital inglesa.
Além dos carros, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, mandou instalar outros sensores pela cidade. São mais de 100 aparelhos em postes de iluminação e prédios, preparados para monitorar a qualidade do ar local e, segundo o prefeito, é o que existe de mais moderno no mercado.
Os sensores não são apenas para impressionar. O projeto no todo é uma parceria das autoridades locais com a rede “C40 Cities”, formada por grandes cidades do mundo, com foco no meio ambiente. O grupo atua no combate às mudanças climáticas e em ações voltadas ao bem estar e saúde de sua população. Em Londres, o projeto tem participação de diversas empresas e instituições beneficentes, entre elas o Google Earth Outreach, a Universidade de Cambridge e até mesmo o King’s College London, que fará pesquisas vinculadas às escolas locais.
O Google já participou de uma ação semelhante antes, nos EUA. Em 2015, sensores da Aclima foram instalados nos carros do StreetView para mapear a qualidade do ar ao redor da baía de São Francisco. Agora, os resultados recolhidos pelo equipamento serão utilizados pelo C40 Cities para o desenvolvimento de propostas políticas que busquem melhorar o cenário londrino. Apesar de parecer uma atitude bastante simples, a ação tem o potencial de ajudar milhões de moradores. Conforme os resultados estudados, a torcida é que o mesmo seja feito em outros centros – talvez São Paulo?