Um grande dia em Hollywood: Netflix lança manifesto de empoderamento à liderança negra
"Este não é um momento. É um movimento.", garante a empresa
Veiculado no último sábado durante o BET Awards, premiação que prestigia os profissionais de produções audiovisuais cujos conteúdos são estrelados e/ou produzidos por profissionais negros. O manifesto criado pela Netflix intitulado “A Great Day in Hollywood” ou “Um Grande Dia em Hollywood”, é narrado por Caleb McLaughlin, o Lucas de Stranger Things, e celebra as diversas formas de negritude e a riqueza de histórias nunca antes contadas a partir desse ponto de vista. Ao longo de 1 min. e 13 seg. é possível ver rostos conhecidos como Ava Du Vernay, Diretora de Selma e 13a Emenda, Laverne Cox e Danielle Brooks, respectivamente Sophia e Taystee, estrelas de Orange Is The New Black, Spike Lee, a lenda que dispensa quaisquer apresentações, além de muitos outros, somando 43 talentos da atuação e criação de conteúdo.
A Netflix parece ter entendido muito antes de Hollywood e do sucesso estrondoso de Pantera Negra que diversidade e representatividade são a chave para criar narrativas empolgantes e originais que fogem aos roteiros saturados e personagens genéricos interpretados sempre pelos mesmos atores e atrizes.
Como não poderia deixar de ser, até a composição da fotografia do filme está encharcada de significado, ela é inspirado na icônica foto “A Great Day in Harlem”, que reune os maiores nomes do Jazz, tirada em Janeiro de 1959 por Art Kane.
O manifesto faz parte da iniciativa “Strong Black Lead” ou “Liderança Negra Forte”, em livre tradução, criada pela Netflix para incentivar os projetos de artistas negros.
Este é um novo dia, construído a partir do solo, trazido à tona por lendas. Um dia para nossa geração contemplar experiências nunca contadas da nossa negritude. Representando uma amplitude infinita de identidades. interpretando Reis e Rainhas de nossas vizinhanças, enfrentando forças maiores que a vida, tentando virar nosso mundo de pernas para o ar. Nós nos mantemos de pé em qualquer palco ou tela (…). Este não é um momento. É um movimento. Nós somos lideranças negras fortes. Hoje é um Grande Dia em Hollywood”.
Mas além do discurso institucional, é importante fazer com que esses princípios se reflitam em todas as extensões da empresa, que atualmente conta com apenas 4% de seus colaboradores negros, enquanto a população afro-americana representa 12,6% dos cidadãos estadunidenses.