Instagram lança versão 55 vezes menor e mais econômica do aplicativo
Instagram Lite visa atingir mercados de regiões com internet cara
Apesar de ter atingido a marca de 1 bilhão de usuários na última semana, o Instagram continua em busca de expandir seus negócios e conquistar novos usuários ao redor do mundo. Para isso, a empresa visa alcançar novos mercados, incluindo países onde pacotes de dados são limitados e a internet é cara.
Para chegar a esses usuários, a empresa está lançando o Instagram Lite, uma versão simplificada do aplicativo, projetada para não engolir os dados móveis dos smartphones.
Após aparecer sem muito alarde na Google Play Store, o aplicativo teve sua autenticidade confirmada pelo próprio Instagram para o TechCrunch. Foi dito que, por ora, o aplicativo está disponível apenas no México, mas em breve expandirá para outros países.
Um porta-voz do Instagram disse que o novo aplicativo ocupa menos espaço na memória do celular, além de usar menos pacote de dados e ter uma inicialização mais rápida. Não há informações, porém, se o app terá, futuramente, propagandas, que poderiam tornar crescer o uso de dados móveis.
Se por um lado o aplicativo parece ser bem mais econômico, por outro, ele carece de alguns recursos que o principal app do Instagram possui. O Instagram Lite não permite, por exemplo, a postagem de vídeos ou a troca de mensagens diretas. Se considerarmos a proposta, porém, não ter tais ferramentas em troca de um aplicativo que seja 55 vezes menor do que o Instagram regular até parece justo.
O novo aplicativo ocupa apenas 573 kilobytes de memória – o Instagram principal, no iOS, é 246 vezes maior, ocupando 141 megabytes. Você ainda poderá postar fotos e compartilhar e visualizar “stories”.