Apple vai refazer do zero seu aplicativo de mapas
Apple Maps será atualizado gradualmente e pretende bater de frente com Google Maps e Waze
Durante os últimos anos, o aplicativo Maps da Apple tem sido tratado como piada pelos usuários. O motivo, claro, é a simplicidade e defasagem se compararmos o app com os dois principais concorrentes, o Google Maps e o Waze. As piadas, porém, estão com os dias contados. A Apple está reconstruindo seu aplicativo, utilizando as informações que coletou ao longo dos anos.
As novidades do aplicativo serão lançadas nas próximas semanas, de maneira limitada. Primeiramente, pessoas inscritas no iOS 12 beta receberão algumas atualizações. Os novos dados de mapeamento estarão disponíveis, inicialmente, para San Francisco e Bay Area. A proposta é crescer lentamente, cobrindo primeiro o nordeste da California até dezembro, e eventualmente chegar em todo o país.
O restante dos Estados Unidos receberá o novo Maps ao longo do próximo ano. O responsável pelo aplicativo da Apple, Eddy Cue, disse ao TechCrunch que a empresa fez um grande investimento para modernizar o Maps.
Com a mudança, a Apple não precisará mais recorrer a terceiros para colher seus dados, que é o que o Apple Maps tem feito desde seu lançamento, em 2012. Em vez disso, a Apple utilizará dados de duas fontes: vans com sensores que estão viajando pelos Estados Unidos há anos e os iPhones dos usuários.
O TechCrunch disse que a Apple está reunindo, anonimamente, informações de viagens de usuários que utilizam o Maps – bem similar ao que o Google já faz –, para poder colher informações atualizadas das condições das estradas e do transito.
Não há previsão para o Maps chegar ao Brasil, mas como o aplicativo só deve cobrir os Estados Unidos inteiros no próximo ano, é difícil crer que os usuários brasileiros do iOS terão a novidade antes de 2020.