Campanha britânica usa Copa do Mundo para alertar sobre violência doméstica
Casos de agressões contra mulheres aumentam em dias que a seleção Inglesa joga (pior ainda quando perde)
A agência J Walter Thompson (JWT) de Londres, em parceria com o Centro Nacional de Violência Doméstica do Reino Unido, aproveitou o clima de Copa do Mundo para lembrar sobre o problema da violência doméstica presente no país.
A campanha “The Not-So-Beautiful Game” (“O Jogo Nem Tão Bonito”) traz uma série de cartazes poderosos que destacam um lado real e esquecido do que acontece com muitas mulheres dentro de casa, e pretende ajudar as vítimas ao desenhar semelhanças entre os jogos de futebol e a violência doméstica.
#DomesticViolence in England increases 26% when we play, 38% if we lose. Ahead of the #ENGvBEL game tonight this work from @JWT_London for @_NCDV speaks for itself. pic.twitter.com/Bx9jk2HCYT
— JWT London (@JWT_London) June 28, 2018
Os cartazes trazem bandeiras de vários países impressos em rostos de mulheres com sangue. Entre eles, o cartaz que replica a própria bandeira da Inglaterra teve a maior repercussão. As artes incluem, ainda, outros países como o Japão e a Suíça.
A campanha leva em consideração dados de pesquisas que apontam que 26% das mulheres no Reino Unido sofrem violência doméstica em dias de jogos da Seleção Inglesa. Esse número aumenta para 38% em caso de derrota do time.