Sony “troca as fitas” e, ao invés de trailer, publica sem querer filme na íntegra no YouTube
“Khali the Killer” ficou no ar oito horas e ganhou mais de dez mil visualizações antes de ser tirado do ar pelo estúdio
Se há um estúdio em tempos recentes que só se deu mal, este com certeza é a Sony. Além de ter sido a distribuidora que mais sofreu e perdeu espaço com as mudanças radicais do mercado cinematográfico no século XXI (uma história recontada no livro “The Big Picture”, ainda inédito no Brasil), a produtora também teve que lidar em 2014 com um terrível vazamento de e-mails de seus principais executivos por conta de um ataque virtual promovido por hackers norte-coreanos, um que não só forçou uma dança das cadeiras violenta na empresa mas que também expôs suas fragilidades perante o mundo.
Quatro anos depois, o estúdio parece estar enfim superando este momento mais difícil de sua História e se estabelecendo no novo cenário com boas promessas de bilheteria (incluindo aí o novo “Jumanji”, seu mais recente fenômeno financeiro), mas pelo visto ainda há espaço para novos e inacreditáveis tropeços.
A lambança, no caso, envolve o filme “Khali the Killer”, um dos últimos lançamentos planejados pela empresa para o mercado de home video e streaming e que em teoria deveria ter ganhado um novo trailer no dia de ontem, 3 de julho. O problema é que ao invés de liberar uma prévia para maiores da produção – um thriller de ação barato dirigido por Jon Matthews – o que a Sony publicou em seu canal no YouTube foi o filme na íntegra.
Sim, é exatamente isso que você leu: por quase oito horas, o canal oficial da Sony Pictures no site deixou disponibilizado todos os 89 minutos e 46 segundos da versão final de uma produção que estava para estrear nos canais de streaming da vida, permitindo que qualquer um visse o filme sem pagar nada por ele. É sem dúvida um dos vazamentos mais bizarros já testemunhados na História das redes sociais.
A publicação equivocada do filme obviamente gerou alguns resultados inusitados. Depois de avistada por usuários e noticiada pelo CBR, “Khali the Killer” ganhou cerca de onze mil visualizações até ser retirado do ar pela Sony, segundo o Independent, além de ter gerado todo tipo de piada infame nas redes sociais no processo – incluindo aí a tirada de que “o trailer entregava toda a história”. É um tipo de atenção que, dado o tamanho minúsculo do projeto afetado, despertou algumas teorias da conspiração sobre tudo ser apenas um engenhoso e arriscado golpe de marketing da Sony para divulgar um longa que na prática teria sido afundado pelo mercado e ignorado pelo público – afinal, seria este caso uma tentativa de “The Cloverfield Paradox” às avessas da parte da empresa?
O estúdio até o momento não emitiu nenhuma declaração sobre o ocorrido. “Khali the Killer” está atualmente disponível em alguns serviços de streaming, incluindo (por mais irônico que pareça) o YouTube.