Segundo pesquisadores, filtros que bloqueiam pornografia na internet não funcionam

Segundo pesquisadores, filtros que bloqueiam pornografia na internet não funcionam

A pesquisa sai no momento em que o governo britânico propõe um filtro anti pornografia em todo o país

por Soraia Alves
bloqueio-pornografi

Os pesquisadores Victoria Nash e Andrew Przybylski lançaram um estudo no qual analisam como os filtros de Internet raramente funcionam para bloquear pornografia online de crianças e adolescentes.

No artigo “Internet Filtering and Adolescent Exposure to Online Sexual Material”, os pesquisadores  do Instituto de Internet de Oxford afirma que “As ferramentas de filtragem da Internet são caras de desenvolver e manter, e podem ser facilmente ‘bloqueadas’ devido ao constante desenvolvimento de novas formas de compartilhamento de conteúdo.”

Outro ponto observado pela pesquisa é que a filtragem pode levar a “bloqueio excessivo”, em que os jovens não conseguem acessar informações sobre saúde, por exemplo, pelos termos da pesquisa serem associados à pornografia.

A pesquisa vem no mesmo momento em que o governo do Reino Unido anunciou que está explorando um filtro anti pornografia em todo o país, se juntando assim a outros países ao redor do mundo que filtram a Internet pública por motivos religiosos ou políticos.

Os pesquisadores afirmar que “as ferramentas de filtragem da Internet são ineficazes e na maioria dos casos eram um fator insignificante para saber se os jovens tinham visto conteúdo sexual explícito”.

O estudo analisou 9.352 indivíduos do sexo masculino e 9.357 do sexo feminino da União Europeia e do Reino Unido e descobriu que quase 50% dos indivíduos tinham algum tipo de filtro de Internet em casa. Independentemente dos filtros instalados, os participantes ainda viram aproximadamente a mesma quantidade de pornografia.

Vale ressaltar que apesar dos pontos levantados pela pesquisa – custos e limitações tecnológicas – há, de fato, poucas evidências consistentes de que a filtragem de pornografia é eficaz para proteger os jovens de material sexual online. Vários outros estudos relatam desde 2005, antes mesmo do surgimento de smartphones e tablets, que a filtragem da Internet pode reduzir o risco de jovens contra o material sexual de forma relativa.

Já um estudo mais recente, analisando dados coletados uma década depois desses artigos, forneceu fortes evidências de que o uso de tecnologias de filtragem da Internet pelos cuidadores não reduziu a exposição das crianças a uma variedade de experiências online “pesadas”, incluindo conteúdo sexual.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link