A partir de hoje, Campeonato Brasileiro se chama Brasileirão Assaí
Rede de atacado do Grupo Pão de Açúcar é o primeiro title sponsor do torneio desde o fim da parceria com a Chevrolet em 2016
Talvez nenhuma sensação seja tão traumatizante quanto a de terminar de assistir uma Copa do Mundo e ter que voltar aos jogos do futebol brasileiro, mas de quatro em quatro anos o fã do esporte tupiniquim é obrigado a fazer este retorno maldito. Assim, depois da épica final entre França e Croácia no domingo, a noite de ontem já trouxe o “esperado” retorno da Copa do Brasil com partidas extraordinárias como Vasco e Bahia (que além de dois gols teve até rato entrando no campo) e a de amanhã conta com a volta do Campeonato Brasileiro, esse evento que enche a nação de tanto orgulho.
O principal torneio brasileiro, porém, deve resumir suas atividades na quarta-feira sob novo nome. Depois de fechar acordo de title sponsor com a rede de mercados de varejo Assaí, a CBF renomeou a liga nacional com o nome da nova patrocinadora, o que rendeu ao campeonato um nome oficial peculiar: Brasileirão Assaí 2018.
BRASILEIRÃO ASSAÍ – SÉRIE A 2018. O Campeonato Mais Equilibrado do Mundo tem novo title sponsor: Assaí Atacadista (@assaioficial) #Brasileirão #Futebol #Marketing >> https://t.co/rv4q3uHzDH pic.twitter.com/gmsKgDcJRX
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) July 17, 2018
Se a princípio o título soa como o princípio de infindáveis memes para as redes sociais da Confederação Brasileira de Futebol, a entrada de um patrocinador mais evidente não é nem um pouco estranha, já que grande parte dos torneios conta com um title sponsor para ajudar a bancar a realização do evento – o campeonato espanhol, por exemplo, é oficialmente conhecido como La Liga Santander. No caso do Brasileirão, a chegada da Assaí é ótima porque além da marca ser uma das maiores redes de varejo do território brasileiro (são 130 lojas espalhadas por 17 estados do país e um faturamento anual de 20,1 bilhões de reais, de acordo com o Marketing Esportivo) ela também é o primeiro title sponsor que o torneio recebe desde 2016, quando a Chevrolet deixou de ocupar o posto.
O valor do patrocínio da Assaí para o Campeonato Brasileiro – que vale até o fim de 2019 – não foi divulgado oficialmente, mas se for para ter uma ideia vale a pena lembrar que o acordo entre a CBF e a Globo rendia 15 milhões de reais à organização esportiva. A rede de varejo terá direito a inserir sua marca nas fichas de escalação dos jogadores para as partidas, apresentadas nos telões dos estádios e na veiculação dos jogos pela televisão.