Spotify quer ajudar artistas e gravadoras a emplacarem músicas em playlists
Novo projeto foca em tornar mais fácil qualquer artistas colocar uma músicas nas playlists oficiais da plataforma
O Spotify tem mostrado uma dedicação maior em ajudar artistas nem tão famosos a se destacarem e alcançarem maior visibilidade do público. O novo projeto da plataforma de streaming foca em tornar mais fácil para artistas e gravadoras emplacarem músicas em suas playlists oficiais.
Segundo Nick Holmsten, vice-presidente de conteúdo e chefe global do Spotify, muitos artistas perguntam como fazer para entrar em playlists oficiais do Spotify, como a Rap Caviar, Viva Latino! ou Ultimate Indie. “Ouvimos os comentários da comunidade de criativos e desenvolvemos um novo recurso que permite que eles enviem facilmente músicas ainda não lançadas para consideração de playlists para toda a nossa equipe mundial de editores”, explica Holmsten.
Para enviar as músicas para seleção, o artista ou gravadora deve fazer login na sua conta do Spotify for Artists ou Spotify Analytics. Depois de logado, basta selecionar uma música não lançada para consideração da playlist e enviá-la para a equipe que analisará o material. “É importante fornecer o máximo possível de informações sobre a faixa: gênero, humor e outros pontos de dados que nos ajudam a tomar decisões sobre onde ela pode se encaixar” reforça o anúncio.
O Spotify também faz questão de ressaltar que ninguém pode pagar para ser adicionado a uma das playlists editoriais da plataforma. São os mais de 100 editores da equipe que selecionam as faixas de acordo com as características de cada lista.
O recurso, que está sendo lançado ainda na versão beta, será modificado com base no feedback obtido antes do lançamento completo.
No ano passado, o Spotify lançou outro projeto para ajudar artistas em ascensão, o RISE. O programa foca em artistas que já alcançarem certo reconhecimento, mas ainda não são considerados mainstream. Os escolhidos ganham auxílio em seu marketing e social media, programação editorial, entre outras ferramentas e estratégias voltadas para o seu crescimento global.