Twitter do NY Daily News entra em motim após onda de demissões no jornal

Twitter do NY Daily News entra em motim após onda de demissões no jornal

Responsáveis pelas redes sociais do veículo postaram memes e retuitaram pessoas que criticaram o recente passaralho promovido pela empresa

por Pedro Strazza
ZXqi

Na tarde de ontem, a equipe de redação do New York Daily News passou por um passaralho dos mais violentos. Por conta de uma reestruturação editorial do jornal criada pelo Tronc, publisher que é a atual dona do veículo, praticamente 50% dos funcionários foram demitidos em uma redução feita para priorizar na empresa a publicação de notícias de última hora, em especial “nas áreas de crime, justiça civil e responsabilidade pública” como bem enquadra o comunicado interno emitido pelos executivos por trás da decisão.

Enquanto alguns dos afetados levaram para suas contas pessoais nas redes sociais a indignação pela demissão e o redirecionamento do jornal – incluindo aí o ex-editor-chefe do Daily News, que mudou sua bio no Twitter para “Só um cara sentado em casa vendo o jornalismo ser asfixiado para a extinção” e fez um comentário bem ácido sobre sua saída na plataforma – outros resolveram aproveitar o fim de sua passagem pela empresa para se rebelar contra o sistema de uma forma bastante contemporânea, usando a página do veículo no microblog para protestar contra (e fazer piada com) seu antigo local de trabalho.

A “manifestação” começou tímida, mas aos poucos foi ganhando fôlego. As pessoas (ou uma das pessoas) que previamente estavam no controle das redes sociais do Daily News de início usaram a conta oficial do jornal para retuitar dois comentários bastante negativo de Josh Greenman, atual editor da seção de Opinião da empresa, sobre o caso. Nos tuítes, o jornalista critica a decisão da Tronc e defende o jornalismo cotidiano escrevendo que “as pequenas coisas são tão importantes quanto as coisas que ganham o Pulitzer, pois está no contexto diário aquilo que nos faz mais conscientes sobre o nosso governo e o que está sendo feito com nosso dinheiro em nosso nome”.

Pouco depois, a conta também retuitaria comentários parecidos de alguns outros usuários, incluindo aqueles que lembravam não só dos principais momentos do jornalismo impresso do Daily News mas também das honrarias ganhas por conta dele.

A equipe de redes sociais do jornal, porém, só ficou criativa nas horas seguintes, quando postou dois gifs bastante ácidos sobre a condição do jornal de forma bastante perdida na TL. O primeiro a aparecer foi o meme do John Travolta perdido em “Pulp Fiction”, publicado no perfil do Daily News em um fundo branco.

Fonte: Ad Age

Pouco mais de uma hora depois deste primeiro tuíte, foi a vez de aparecer na TL do Daily News o gif do Charlton Heston gritando “It’s a mad house!” (algo como “É uma hospício!”, em português) em “Planeta dos Macacos”, um comentário que praticamente tira sarro diretamente com a direção do jornal. Como os retweets, ambos os tweets foram apagados poucos minutos depois de serem publicados.

Fonte: Ad Age

Desde o ocorrido, a maior especulação que vem ocorrendo entre os leitores do jornal e usuários da plataforma é que a(s) pessoa(s) que vinham cuidando das redes sociais do jornal ficaram sabendo da notícia da demissão poucas horas depois de retuitar os comentários no perfil, despertando a ira que culminou no uso dos dois gifs para zuar o perfil do Daily News. Até o momento ninguém sabe, porém, quem são os responsáveis pelo motim social da empresa.

Por mais que este ato de rebeldia soe como uma resposta muito boba ao passaralho promovido pela Tronc, o contra-ataque virtual promovido pela redação não deixa de ter seu valor na resposta à “reformulação” executiva, especialmente em tempos onde demissões e cortes estão ficando cada vez mais comuns nos grandes veículos de comunicação ao redor do mundo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link