Apresentado por
Em 24 horas, essa lixeira transforma restos de comida em fertilizante
Processo, que naturalmente demoraria uma semana, é drasticamente reduzido pela Zera Food Recycler
A reciclagem feita em casa pode ser simples em relação à separação do lixo: não misturar recicláveis com orgânicos, e separar os recicláveis em plástico, metal, vidro e papel. Mas sempre é possível fazer mais, como algumas pessoas que praticam a compostagem.
Basicamente, a compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, ou seja, a transformação do lixo orgânico em um material muito rico em nutrientes e e usado como fertilizante. E foi para ajudar nesse processo que a WLabs, braço tecnológico da multinacional Whirpool, criou a Zera Food Recycler, que pode ser vista basicamente como uma composteira automática.
A máquina tem um processo totalmente automatizado e que utiliza oxigênio, calor, umidade, agitação mecânica, uma base de bicarbonato de sódio e fibra de coco para acelerar a decomposição do lixo orgânico (restos de comida). O processo, que naturalmente demoraria uma semana, passa a levar apenas 24 horas.
O fertilizante originado pode ser utilizado por até seis meses. A Zera garante que a redução do lixo orgânico é até 2/3 do total armazenado.
Embora funcione sempre que ligado, como uma máquina de lavar, por exemplo, a Zera também possui um aplicativo de celular que permite ao usuário controlar as funções do aparelho.
A Zera já está à venda em alguns sites, mas os preços podem chegar a quase US$ 1200.