Facebook começa testes internos para aplicativo de encontros
Funcionários servirão como cobaias do Facebook Dating e ajudarão a encontrar bugs e falhas no aplicativo que pode ser o Tinder da rede social
Após anunciar há dois meses a novidade em uma conferência de desenvolvedores, o Facebook finalmente começou a testar seu aplicativo de encontros, o Facebook Dating, e as cobaias do teste serão ninguém mais que os próprios funcionários da maior rede social do planeta. Jane Manchun Wong, pesquisadora independente de aplicativos que regularmente descobre novidades ao vasculhar o código-fonte, encontrou evidências para o desenvolvimento desse app e as publicou em seu Twitter. A empresa confirmou ao The Verge que o produto está sendo testado, mas se recusou a comentar mais.
“Esse aplicativo é para os funcionários do Facebook nos Estados Unidos (…) O propósito do projeto é testar o produto de ponta a ponta, em busca de bugs e problemas de interface. Isso não é para namorar seus colegas de trabalho”, disse um comunicado interno da empresa, ratificando que o objetivo não é formar casais, mas apenas aperfeiçoar a aplicação.
O Facebook ainda pediu para seus funcionários utilizarem dados falsos nos perfis, e planeja excluir todos os registros antes do lançamento público. “Participar do projeto é totalmente voluntário e não terá nenhum impacto sobre seu emprego”, diz uma imagem, acrescentando que o produto é confidencial. Também há uma advertência para os funcionários de que as políticas anti-assédio da empresa se estendem ao aplicativo.
Facebook is internally testing Facebook Dating.
I can't go past the signup screen because they are not activating all non-employee Dating profiles because, well, it's "pre-launch" ;) pic.twitter.com/VQFHUJIkuX
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) August 3, 2018
O fato de o Facebook Dating estar testando o app internamente, porém, não significa, necessariamente, que ele será lançado para o público. Muitos produtos são testados internamente e, seja por falta de perspectiva de sucesso ou qualquer outro motivo, acabam não sendo comercializados.
O lançamento de um aplicativo de namoro no Facebook o tornaria uma potência imediata no mercado de encontros online. O preço das ações do Match Group, que possui aplicativos de namoro populares, incluindo o OKCupid e o Tinder, despencou 17% no dia em que o Facebook Dating foi anunciado.
O Facebook Dating permitirá que você crie um perfil separado para namoro. Quando você e outra pessoa que usa o serviço gostarem do perfil um do outro, vocês poderão entrar em contato. A empresa também descreveu um recurso que permite que você torne seu perfil de namoro visível para pessoas que participam do mesmo evento que você, na esperança de gerar mais conexões offline. “Isso será para construir relacionamentos reais e duradouros, não apenas para conexões”, disse Mark Zuckerberg no anúncio.
Não há previsão para o fim do período de testes, nem uma possível data de lançamento do aplicativo.