Google Docs passa a usar inteligência artificial para corrigir erros de ortografia
Sistema vai além do corretor ortográfico clássico, detectando possíveis erros contextuais ou mesmo de digitação da parte do usuário
O Google anunciou hoje que utilizará um sistema complexo baseado em inteligência artificial para corrigir o texto dos usuários no Google Docs.
O sistema proposto pelo Google usa aprendizado automático, conseguindo analisar o texto que o usuário está escrevendo para antecipar a palavra que pode vir, ou uma alternativa viável. Essa proposta aparecerá no canto superior direito do editor e será o usuário que, ao clicar no mouse ou através de uma combinação de teclas, irá validá-lo substituindo o texto.
Esse sistema vai além do verificador ortográfico clássico, pois analisa toda a frase e corrige possíveis erros contextuais ou de digitação que passariam por revisores comuns.
O responsável pelo projeto, David Thacker, diz que o sistema é semelhante ao de um tradutor de texto: “Ao traduzir do francês para o inglês, por exemplo, pegamos o texto em um idioma e traduzimos para outro. A mesma coisa acontece aqui – nós traduzimos o texto incorreto para o correto”, explica.
O sistema é capaz de detectar erros gramaticais clássicos, mas também mais complexos que são entendidos pelo contexto. A principal vantagem do projeto, porém, é que ele aprende com o tempo, de modo que sua eficácia ficará melhor com o uso.
O Google aproveitou seu know-how e experiência nas chamadas “respostas inteligentes” do Gmail, nas quais o sistema sugere uma resposta rápida com base no conteúdo do texto recebido. Nesse caso, o mesmo princípio se aplica a erros em um texto escrito pelos usuários.
O novo revisor do Googles Docs será implantado para todos os usuários nas próximas semanas.