Pepsi faz caridade patrocinando ranking do Foursquare
Você tem um Twitter, certo? Twitter é muito 2007 e queridinho da mídia, a moda agora é o Foursquare. OK, estou brincando, não faça comentários raivosos. É que tem muita gente dizendo que vai ser o sucessor do Twitter, mas na realidade uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O Foursquare é uma ferramenta que mistura rede social com desafios e pontuações, e o objetivo é fazer com que você conheça e recomende bons lugares nas cidades em que visita, além, é claro, da possibilidade de saber onde seus amigos estão e encontrá-los.
Na descrição do NY Times, o Foursquare transforma “a sua vida noturna em um jogo”, e coloca as pessoas em encontros cara a cara. Resumindo, não serve para anti-sociais.
Mas a novidade em si não é o Foursquare, que foi lançado em março passado, mas sim o apoio de grandes marcas a ferramenta. A Pepsi, por exemplo, está patrocinando o ranking de Nova York no Foursquare, e vai doar U$ 0.04 para cada ponto ganho pelos usuários para a ONG CampInteractive. A ação acaba quando os pontos totalizarem 10 mil dólares.
Muitos podem achar o patrocínio prematuro, por ser uma ferramenta nova e um número ainda pequeno de usuários. Porém, o que interessa para a Pepsi é se associar a algo que a mídia especializada considera como “um dos sites mais quentes do ano”, e ainda com um investimento pequeno. Vale lembrar que, em agosto de 2007, a Motorola patrocinou uma nova funcionalidade do Twitter.