Querendo aumentar sua presença na China, Airbnb vai levar pessoas para dormir na Grande Muralha
Concurso vai permitir que vencedores levem um acompanhante e prevê um jantar especial e aulas de caligrafia chinesa
O Airbnb está querendo expandir os seus domínios para a China, mas como a grande maioria das empresas estrangeiras que arriscam entrar neste território ela enfrenta a difícil concorrência doméstica do país – que neste caso específico inclui a Tujia, popular site chinês de aluguel de residências para viajantes. Para enfrentar a rival e fazer uma entrada triunfal na nação, a empresa resolveu criar uma ação um tanto inusitada, promovendo um concurso que vai levar quatro pessoas a dormir quatro noites de graça na Muralha da China.
A viagem, no caso, vai ocorrer entre os dias 4 e 8 de setembro e providenciará como residência aos quatro vencedores (e seus respectivos acompanhantes) uma das torres de vigília da famosa fortificação chinesa. Criada em parceria com a agência FF Shanghai, a promoção é parte da “Uma Noite Em…”, projeto criado pela empresa que busca transformar locais icônicos do mundo em casas habitacionais por uma noite de forma a “mostrar que você pode se sentir em casa em qualquer lugar”.
De acordo com a página oficial da promoção, além da estadia na atração turística local o Airbnb deve oferecer um “jantar gourmet íntimo” – em que cada prato oferecerá uma característica particular da cultura chinesa e de suas tradições culinárias – e algumas aulas de caligrafia chinesa para criar uma espécie de selo especial para comemorar o “momento único” da viagem. Os vencedores também serão guiados num tour sobre os esforços de conservação da Grande Muralha e, claro, poderão desfrutar de belíssimos nascer e por do sol na torre mais alta do bloqueio.
A parte curiosa (e divertida) são as “proibições” instituídas pelas regras do concurso a quem quer que o Airbnb leve na viagem. Além da óbvia parte do respeito à conservação da Muralha, a empresa também pede aos eventuais ganhadores que não toquem nenhum barulho mais alto “que incomode os guardas anciãos” ou tentem escalar, pular ou mesmo correr dentro do terreno da fortificação. Em suma, só porque você ganhou não quer dizer que você vá poder meter o louco no monumento – o que não deixa de ser óbvio, mas vai que, né?
É exatamente sobre a proteção da Muralha que alguns usuários do Weibo (o atual “Twitter chinês”) buscaram questionar a Airbnb sobre o procedimento de um concurso do tipo, ainda mais em se tratando da comercialização um tanto desmedida de uma atração turística tão histórica quanto a Grande Muralha. Em resposta às críticas, a empresa diz que a conservação da cultura local foi uma preocupação desde a gênese da promoção e que ela não pretende alterar nenhum aspecto do monumento.
Tá se sentindo sortudo e quer participar do concurso? Você pode fazer sua inscrição aqui.