Em vídeo do Greenpeace, Emma Thompson narra um conto sobre a extinção dos orangotangos
Campanha da ONG alerta sobre a destruição das florestas tropicais em busca do óleo de palma, que afeta diretamente a espécie ameaçada de extinção
A nova campanha do Greenpeace alerta sobre a destruição das florestas tropicais em busca do óleo de palma, e que afeta diretamente os orangotangos.
No vídeo de 90 segundos, vemos uma animação que começa fofa com uma menina descobrindo um filhote de orangotango em seu quarto, o Rang-tan. Mas o clima “do bem” acaba quando percebemos o paralelo entre as personagens e a realidade do que acontece com essa espécie ameaçada de extinção.
A narração do conto é feita pela atriz Emma Thompson. A direção é de Salon Alpin e a produção é assinada pela Passion Pictures. Além do alerta sobre os danos às florestas tropicais e os orangotangos, o filme e busca inspirar “a próxima geração de ativistas”. Junto da animação, a história de Rang-tan foi transformada em um livro que será distribuído pelo Greenpeace a influenciadores que apoiam a ONG e através de sua rede de voluntários.
O óleo de palma é amplamente utilizado na indústria alimentar (sendo uma das matérias-prima da Nutella, por exemplo) e na indústria de cosméticos. Há quase 10 anos, empresas como Nestlé, Unilever e Mondelez chegaram a assinar um termo de compromisso global com a diminuição do uso de óleo de palma até 2020, mas, efetivamente, pouco foi feito.
Segundo o Greenpeace, 25 orangotangos são mortos por dia.