Presidente da Turquia anuncia boicote a produtos tecnológicos americanos
Medida é uma resposta às mudanças de tarifas para aço e alumínio impostas por Donald Trump
Em um discurso realizado na capital da Turquia, Ancara, o presidente Tayyip Erdogan anunciou um boicote para todos os produtos tecnológicos americanos. Erdogan sugeriu que os turcos trocassem seus produtos americanos da Apple por produtos sul-coreanos da Samsung – que, ironicamente, é a principal rival tecnológica da Apple no momento.
“Cada produto que compramos em moeda estrangeira de fora, será produzido aqui, para vendermos no exterior”, disse Erdogan durante o discurso. “Vamos boicotar os produtos eletrônicos dos Estados Unidos”.
Conflitos com Donald Trump
A escolha pelo boicote pode ter sido influenciada por uma decisão recente de Donald Trump, que aumentou as tarifas para o aço e alumínio turcos. “Acabei de autorizar uma duplicação das tarifas sobre o aço e o alumínio em relação à Turquia, já que sua moeda, a lira turca, cai rapidamente em relação ao nosso dólar, que é muito forte! A tarifa sobre o alumínio, agora, será 20%, e para o aço, 50%. Nossas relações com a Turquia não são boas neste momento” disse o presidente americano.
I have just authorized a doubling of Tariffs on Steel and Aluminum with respect to Turkey as their currency, the Turkish Lira, slides rapidly downward against our very strong Dollar! Aluminum will now be 20% and Steel 50%. Our relations with Turkey are not good at this time!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 10, 2018
Além de seu boicote tecnológico, a Turquia também respondeu ontem com suas próprias tarifas aumentadas em produtos norte-americanos, incluindo carros e álcool.
“As alíquotas de imposto sobre as importações de alguns produtos foram aumentadas como respostas aos ataques da administração americana à nossa economia”, disse o vice-presidente do país, Fuat Oktay, em um tweet.
ABD yönetiminin ekonomimize bilinçli saldırılarına karşı,
mütekabiliyet ilkesi çerçevesinde, bazı ürünlerin ithalatında vergi oranları artırılmıştır.— Fuat Oktay (@fuatoktay06) August 15, 2018
O momento, porém, não é bom para a Turquia, que viu sua moeda desvalorizar 25% na última semana. Mesmo assim, Erdogan mantém uma postura firme e agressiva no que tange sua política internacional.
O discurso de Tayyip Erdogan ganha uma certa carga de ironia se lembrarmos que, em 2016, quando a Turquia sofreu uma tentativa de golpe militar, o presidente turco usou justamente um iPhone para realizar um FaceTime e convocar o povo para ocupar as ruas pela democracia.