Extra Gum promove miniconcurso de calouros nos anúncios do YouTube
Patrocinados por celebridades australianas, grupos musicais participantes da ação promovidas pela Extra Gum terão seus votos contados à partir do tempo gasto pelos usuários assistindo suas “propagandas”
É um grande desafio criar anúncios para a seção de publicidade que o YouTube disponibiliza antes de seus vídeos porque, bem, absolutamente ninguém está muito disposto a assistir merchan antes de conferir o vídeo que clicou pra ver. Seja no formato de 30 segundos ou no recente de 6, marcas e agências estão submetidas a um “Se Vira nos 30 Redux” para conseguir convencer o espectador a não só não pular o anúncio como também parar por um momento sua programação para prestar atenção no conteúdo que elas prepararam, seja ele uma adaptação resumida de um conto de fadas ou um mero jumpscare.
Foi à partir desta questão de interesse que a marca de chicletes Extra Gum resolveu promover uma espécie de concurso de calouros dentro do formato. Intitulada “Extra Support Acts”, a campanha convidou dezesseis bandas emergentes no cenário australiano para fazer uma apresentação rápida e que se encaixe na duração dos anúncios, e os quatro grupos mais assistidos ganharão a oportunidade de tocar suas músicas num grande concerto ao vivo, a ser sediado no Universal Music Australia’s Aria no mês de novembro.
É a maneira como essa popularidade é medida, porém, que mais chama a atenção na ação desenvolvida pela Clemenger BBDO Sydney, a MediaCom, a UMA e o YouTube. Apresentados pelas celebridades australianas 5 Seconds of Summer, Alison Wonderland, The Rubens e 360 – que vão chamar a atenção do espectador nos cinco segundos iniciais antes da disponibilização do “Pular anúncio” – cada uma das performances lançadas nos anúncios anteriores aos vídeos da plataforma terão seus votos contados em quatro barrinhas divididas à partir da quantidade de tempo que cada espectador gasta na propaganda. Em suma, quanto mais as pessoas assistirem as apresentações, mais pontos os responsáveis pelas canções ganham na competição.
“Este é um exemplo brilhante de como você pode inovar e mudar a maneira como se faz parcerias com plataformas como o YouTube – construindo alcance e usando dados reais de descoberta de músicas para trazer a ideia à vida” afirma o chefe do departamento de estratégia e planejamento da MediaCom Dan Connor sobre a campanha. O mais bacana, porém, é a parte da fachada, pois mesmo sendo uma ação voltada exclusivamente ao mercado australiano ela não deixa de ser uma vitrine mundial para um grupo de novos músicos do país.
A votação interativa do “Extra Support Acts” vai até o dia 30 de setembro, quando serão divulgados os quatro grupos vencedores do concurso. Você pode conferir cada uma das bandas nesta playlist.