Ferramentas da Adobe poderão prever em breve o momento ideal de se mandar um e-mail
Novos projetos da empresa com o Sensei e o Research ajudarão a aprimorar relação entre remetente e destinatário
Enviar um e-mail requer mais do que escrever um texto preciso, há de se levar em conta, também, o momento em que você clicará no botão “enviar”; mandar um e-mail fora do horário comercial, por exemplo, pode ser visto como falta de respeito. Em breve, o Adobe Sensei, ferramenta de machine learning da Adobe, tirará essa dúvida para nós.
No projeto, as pessoas só precisarão fornecer o e-mail para o Adobe Campaign, a ferramenta de marketing por e-mail da empresa, com uma data mínima e máxima para o envio da mensagem. O Sensei, então, detectará o melhor momento e enviará o e-mail. A ideia é que o novo sistema minimize a taxa de e-mails ignorados, algo muito comum em uma época em que recebemos e-mails promocionais e spam a todo momento.
Outra novidade que vem sendo trabalhada pela Adobe, essa por meio do Adobe Research, é a segmentação automática de destinatários de e-mail, baseada exclusivamente no envolvimento individual de cada um com as mensagens recebidas. A Adobe acredita que isso ajudará a compreender melhor a relação entre quem envia e quem recebe os e-mails, aprimorando principalmente a frequência com que a troca deve ser feita.
O esforço da Adobe em melhorar a comunicação via e-mail vem em boa hora, já que aos poucos a tradição de comunicar-se por e-mails está cada vez mais próxima do fim. A enorme quantidade de spam não só soterra os e-mails com conteúdo verdadeiro, mas também afasta o usuário de sua caixa de entrada. Não há, porém, previsão para que a Adobe disponibilize as ferramentas.