Novo filme de Peter Jackson vai recolorir as imagens da Primeira Guerra Mundial
“They Shall Not Grow Old” quer tirar do esquecimento os soldados que participaram da Grande Guerra e fazer o público experimentar a realidade do conflito
Peter Jackson anda sumido desde que concluiu a trilogia “O Hobbit” em 2014 com “A Batalha dos Cinco Exércitos”. Além de atuar como produtor da vindoura adaptação de “Máquinas Mortais” para o cinema e os eternos vai e vens de uma sequência de “As Aventuras de Tintim” dirigida por ele, o cineasta consagrado nos anos 2000 por épicos como a trilogia “O Senhor dos Anéis” e o seu “King Kong” não vem participando de qualquer projeto, quase como se tivesse se aposentado depois da epopeia quixotesca de adaptar o curto prelúdio da saga de Tolkien em três longas com duas horas de duração cada.
O cineasta, porém, parece estar pronto para fazer seu retorno ao cenário, e sua escolha para esta volta não poderia ser mais inusitada. À Empire, Jackson confirmou que lançará este ano “They Shall Not Grow Old” (algo como “Eles Não Envelhecerão” em português), documentário que pretende recontar a História da Primeira Guerra Mundial através de imagens de arquivo colorizadas e convertidas em 3D.
Nomeado em referência ao poema “The Fallen”, publicado em 1914 por Laurence Binyon, o filme pretende tirar do esquecimento os homens e mulheres que participaram da primeira Grande Guerra e colocá-los de volta em destaque. “Eu queria passar pela neblina do tempo e trazer estas pessoas ao mundo moderno, de forma que eles pudessem ganhar sua humanidade de novo ao invés de serem vistos apenas como essas figuras à la Charles Chapin em filmagens de arquivo vintage” explica o diretor à publicação, comentando também que ele e sua equipe usaram da tecnologia disponível hoje para apagar os defeitos de quase 100 anos atrás para que o público pudesse “ver e ouvir a Grande Guerra como eles experimentaram”.
Além da declaração, Jackson também liberou a primeira imagem do processo de renovação das imagens de arquivo selecionadas para a produção, que você pode conferir abaixo.
É bom lembrar, a proposta do projeto de Jackson surge de um marco histórico importante do conflito: em novembro farão cem anos que a Primeira Guerra Mundial terminou com a derrota alemã.
“They Shall Not Grow Old” fará sua premiere no próximo dia 16 de outubro durante o BFI London Film Festival. Junto com a grande estreia no festival inglês, cinemas selecionados e localizados em todo o Reino Unido exibirão o filme em 2D e 3D no mesmo horário.