Expocine vai promover palestra sobre produção audiovisual para deficientes auditivos e visuais
Ministrado por Federico Sykes, evento acontece em vista do acordo da ANCINE com o circuito exibidor brasileiro, que tem até novembro para implantar soluções de acessibilidade em todas as salas
Um dos temas que circunda o mercado de cinema atualmente é a questão da acessibilidade da produção audiovisual para deficientes auditivos e visuais, cujas limitações médicas vem provando seguidamente nos últimos anos não serem um impedimento para desfrutarem dos prazeres do audiovisual.
Além das óbvias provisões de fornecimento de acesso a esta população à sétima arte e da inclusão de pessoas com estas deficiências nas grandes produções – caso de Millicent Simmonds, jovem atriz surda que é uma das protagonistas de “Um Lugar Silencioso” – o circuito comercial vem buscando também encontrar opções para produzir obras voltadas a este público, o que compõe um desafio e tanto para uma indústria firmada justamente nas bases sensoriais da visão e da audição. E no caso do Brasil, o tema passa também por questões legais, pois até novembro todo o circuito exibidor precisará estar equipado com soluções de acessibilidade – como libras, áudio-descrição ou closed caption – em cumprimento com acordo realizado com a ANCINE.
É por conta disso que a Expocine vai promover este ano uma palestra voltada ao assunto. A ser realizada no próximo dia 5 de outubro dentro da feira de negócios, o evento “Produção e Acessibilidade” será ministrado por Federico Sykes, produtor argentino surdo que é especializado na área de conteúdos audiovisuais voltados para esta população.
Com opções de tradução simultânea para português, inglês, espanhol e (claro) linguagem de sinais, a palestra será centrada na trajetória profissional de Sykes e deve tocar em questões importantes sobre como realizar cinema para espectadores com problemas de visão e audição. Além de ministrar oficinas e participar de projetos, o argentino é também fundador do Festival Internacional de Cinema Surdo, evento criado no ano passado na Argentina.
A Expocine 2018 acontece entre os dias 2 e 5 de outubro.