TRESemmé lança programa de desenvolvimento com foco em carreiras de mulheres
Plataforma gamificada recompensa usuárias à medida que jornadas são completadas
De acordo com um levantamento de 2017, mesmo com as políticas de inclusão e diversidade nas empresas de todo o mundo apenas 25% dos cargos de alta chefia são ocupados por mulheres. No Brasil, esse número cai para 7,7%. Foi esse cenário que levou a TRESemmé a encomendar uma pesquisa global para entender em quais contextos sociais as brasileiras estão, ou não, expressando sua presença.
A pesquisa que resultou no Relatório de Presença de TRESemmé foi conduzida pela Eldeman Intelligence, por meio do International Centre for Research on Women (ICRW) – instituto referência em pesquisa global que tem como missão o empoderamento de mulheres, a equidade de gênero e o combate à pobreza -, e contou com a participação de 5.500 mulheres do Reino Unido, Estados Unidos e Brasil, de 18 a 35 anos, sendo 1.500 delas brasileiras. O objetivo do estudo foi compreender o que significa, de fato, marcar presença, por que isso importa, quais são as barreiras que as limitam e quais são as ferramentas que podem capacitar e ajudar na busca pela conquista de seu espaço.
Segundo a pesquisa, os fatores que podem limitar e ao mesmo tempo alavancar esta busca são: autoconfiança, autoconsciência e senso de objetivos e ambições. Esses três fatores ajudam a mulher a agir com mais presença.
Os resultados também apontam que, apesar de apenas 30% das entrevistadas acreditarem ter grande presença, 77% das mulheres afirmam que marcar presença é um objetivo atingível. Quando analisadas apenas as brasileiras, esses números sobem para 47% e 85%, respectivamente. Além disso, duas das principais barreiras que as impedem de marcar presença no ambiente profissional são: não ter a opinião valorizada (73%) e não sentir autoconfiança sobre a própria aparência (62%).
Para superar essas barreiras, 74% das brasileiras já entendem que o primeiro passo é buscar mais informações, ter acesso a conteúdos voltado para o autoconhecimento e desenvolvimento de novas habilidades.
Com esses dados em mãos, a TRESemmé criou o Programa Toque de Expert, em parceria com a plataforma gratuita de capacitação e empregabilidade Bettha. A iniciativa tem como objetivo ajudar a mulheres a superarem suas hesitações para marcarem presença no ambiente profissional,
O projeto consiste em uma série de jornadas de conhecimento com o objetivo de equipar as mulheres para que elas se capacitem e marquem presença no ambiente profissional, além de desenvolverem habilidades chaves para aumentar a autoconfiança, autoconsciência, senso de objetivos e ambições.
Para participar do programa é necessário apenas se cadastrar na plataforma, que é gamificada. À medida que as jornadas são completadas, as usuárias são recompensadas com uma espécie de moeda online, que mede o nível de engajamento com os conteúdos. O programa oferece como recompensa experiências exclusivas, que vão desde cortes de cabelo com o hair stylist e embaixador da marca Eron Araújo, até cursos na Mastertech, plataforma de educação em tecnologia, fundada pela expert Camila Achutti.
As sete primeiras jornadas já estão disponíveis na plataforma Bettha. Ao todo, serão lançadas 20 jornadas até o fim de 2018.