Twitter testou ferramenta que sugere pessoas para se de “deixar de seguir”
Empresa não se pronunciou sobre novos testes, mas os poucos usuários que tiveram acesso à ferramenta de "unfollow" não gostaram
Baseado em quem você segue e interage, o Twitter hoje já é capaz de dar sugestões de novos usuários para seguir. Agora, porém, a empresa parece estar testando outro tipo de sugestão. Ao Slate, o Twitter confirmou na última quarta (3) estar testando uma nova ferramenta que recomenda ao usuário quem ele poderia deixar de seguir.
“Sabemos que as pessoas querem uma timeline relevante no Twitter. Uma maneira de fazer isso é deixar de seguir as pessoas com quem os usuários não se envolvem regularmente. Fizemos um teste limitado para mapear contas com as quais as pessoas não estavam engajadas para verificar se elas gostariam de deixar de segui-las”, disse um representante em comunicado oficial.
O Twitter realizou o teste apenas por alguns dias. Durante o período, uma pequena parte dos usuários viu, em suas timelines, a sugestão de “unfollow”. A empresa se recusou a comentar se o teste foi bem-sucedido, ou se o recurso deverá ser implementado em breve.
Os testes só foram confirmados após alguns usuários reagirem negativamente à novidade, como você pode ver nos tweets abaixo.
top people I should apparently unfollow? Thanks, twitter… pic.twitter.com/Uiyn5kApTS
— Tim Fernholz (@TimFernholz) August 29, 2018
Twitter is now suggesting accounts to UNFOLLOW!
h/t @medavep who got told to unfollow me! pic.twitter.com/PNaY7aQ9i0
— Matt Navarra (@MattNavarra) August 29, 2018
Como os tweets mostram, a ferramenta parece ainda não está pronta para o uso. De acordo com os usuários que se queixaram do recurso, as sugestões de “unfollow” não foram muito agradáveis. Com o tempo, porém, a empresa poderá aperfeiçoar a ferramenta a fim de ter sugestões mais precisas.
Apesar de não ter uma das atualizações mais pedidas pelos usuários – hoje, a possibilidade de editar tweets ou fazer download de vídeos e gifs é algo mais pedido pela comunidade –, ter sugestões de “unfollow” pode ser útil para usuários que seguem muitas pessoas, já que, quando a lista de “seguindo” é grande, passamos a ver mais raramente os tweets de algumas pessoas.
A ferramenta, portanto, poderia ajudar o usuário a fazer uma “limpa” e deixar de seguir tanto contas com quem pouco interage, quanto usuários ociosos, que podem até ter abandonado a plataforma e não mais utilizam a rede social.