Twitter pretende sinalizar bots para diferenciá-los de usuários humanos
Sistema ainda depende de melhoras no processo da detecção de bots
Jack Dorsey, o CEO do Twitter, admitiu estar considerando a possibilidade de marcar usuários caso eles sejam bots. A afirmação veio após ser questionado, em uma audiência no senado americano, se as pessoas não teriam o direito de saber quando estão interagindo com um humano de fato e quando estão interagindo com bots.
Dorsey concordou com a ideia, mas disse que, para tal, a empresa precisa ter um método eficaz de diferenciar bots e humanos, a fim de evitar equívocos na sinalização dos usuários. De acordo com presidente da empresa, a dificuldade se dá em virtude da forma como os bots são programados por seus responsáveis, que roteirizam falas humanas a fim de despistar sobre a natureza da conta.
Foi dito ainda que a empresa tem trabalhado para melhorar o sistema de detecção de bots, com um foco em um sistema de aprendizado autônomo que detecta padrões comportamentais que podem entregar se uma conta é ou não de fato um bot.
A separação de contas que são geridas por pessoas ou por máquinas é importante por diversos fatores. Para começar, o simples fato de um usuário saber que está interagindo com uma máquina mudará totalmente o rumo da interação. Além disso, contas marcadas como bots podem facilitar para o Twitter reduzir o impulsionamento forjado de hashtags.