Série de comerciais demonstra os desafios de se fazer publicidade com orçamento reduzido

Série de comerciais demonstra os desafios de se fazer publicidade com orçamento reduzido

Vídeos criados para promover extensão disponível no Google Chrome brincam com os níveis de qualidade que se pode obter das agências à partir de orçamentos diferentes

por Pedro Strazza
sopbox

Vivemos um momento diverso no meio publicitário quando o assunto é orçamento. Por mais que campanhas milionárias continuem a ter acesso a um sem fim de armamentos para fazer valer os produtos que buscam vender, agências menores vem conseguindo com muito esforço e pouquíssima grana arranjar um espaço similar, graças não só à suposta “democracia das redes” mas também porque o público passou a encarar peças de publicidade baratas com maior aceitação.

É por conta disso que o cenário se tornou um tanto mais extremo nesta diversificação financeira de campanhas e os clientes por sua vez passaram a encarar o valor de produção como algo secundário na confecção de seus comerciais e anúncios, o que não deixa de ser um risco a qualquer publicitário disposto a dar seu melhor para entregar uma peça de qualidade. E é justamente esta reflexão que agora se tornou centro de uma série de vídeos criadas pela Sandwich Video para divulgar o Soapbox, uma extensão da Wistia para o Google Chrome que busca ajudar os usuários a criarem melhores apresentações via web.

A ideia da campanha no caso é relativamente simples, querendo evidenciar ao público a grande vantagem do Wistia ser uma ferramenta gratuita e acessível a qualquer profissional desesperado para melhorar o aspecto visual de seus trabalhos realizados via web. À partir disso, a Sandwich Video criou três vídeos com orçamentos bastante distintos, respectivamente no valor de mil, dez mil e cem mil dólares – afinal, a extensão serve para todas as agências, das ricaças às mais quebradas.

Além de exaltar uma questão importante do meio, o resultado é extremamente divertido de se acompanhar. O vídeo feito com mil dólares, por exemplo, é sem dúvida o mais podre dos três, tendo sido filmado com um iPhone e explorando todo tipo de transição barata e cenário – incluindo um banheiro e o espaço de outro vídeo – à disposição. Veja abaixo:

Já o comercial orçado em dez mil dólares traz um claro salto de qualidade em termos de produção, podendo usufruir de equipes de iluminação, uma câmera própria e alguma maquiagem:

Por fim, temos o todo-poderoso vídeo feito com cem mil dólares à disposição, que é basicamente a mais pura ostentação. Efeitos de qualidade, atores à rodo, uso de travellings… a equipe não hesita em abusar do bom orçamento para provar que o seu produto é o melhor. Confira abaixo.

Se for parar pra pensar, a campanha da Sandwich Video não deixa de ter uma proposta parecida de um esquete que o Porta dos Fundos lançou em 2012 e que também brincava com a necessidade de baratear custos – ainda que em um contexto um pouco mais anárquico.

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