YouTube Gaming será desativado e vai dar lugar a seção similar ao Twitch
Ala de jogos do YouTube se torna seção separada na plataforma
Em março de 2019 o aplicativo YouTube Gaming deixará de existir. O YouTube está trabalhando em uma forma mais moderna e coerente para se relacionar com seu público gamer, que hoje representa uma parcela imensa da plataforma.
O usuário que abrir o YouTube, a partir de hoje, será convidado para acessar a nova seção do YouTube, que separa vídeos de jogos e promove transmissões ao vivo. A plataforma de jogos havia sido lançada em 2015, como uma concorrente do Twitch, mas acabou não obtendo o sucesso almejado.
Hoje, o YouTube possui mais de 200 milhões de espectadores de conteúdo relacionado a games, incluindo desde análises, trailers, gameplays e discussões relacionadas às notícias da indústria dos jogos. Mais de 50 bilhões de horas foram assistidas em vídeos de conteúdo gamer em 2017.
Pelo fato de ter saído na frente, o Twitch já tem algumas vantagens sobre o YouTube. A plataforma pôde identificar defeitos e aprimorar seu sistema, tornando a experiência mais interativa e dinâmica, algo que o YouTube ainda tenta alcançar.
Aos poucos o YouTube se atualiza com novos sistemas de doação e assinatura, dando mais possibilidade de monetização para os criadores de conteúdo, o que os motiva a ficar mais tempo em sua plataforma em vez de migrar para o Twitch. O YouTube começou a oferecer suas próprias assinaturas de canal em junho de 2018; Os assinantes recebem um selo especial ao lado do nome e acessam bate-papos exclusivos para assinantes.
Em seu novo portal, o canal de jogos YouTube emula o layout do Twitch, com um punhado de vídeos em destaque e a divulgação de live-streams no topo da página. Para acessar a nova interface, clique aqui.